Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...

  • Lucas

    Eu cá gostava mais das entrevistas do Serpa, reple...





Aqui fica a sondagem divulgada pelo PS e uma pequena análise da mesma, comparada com os resultados de 2009. Deixo o desafio ao António Guerreiro para que comente a sondagem, por certo os leitores do blog agradecem.

 

PS - 31,4%

PSD - 23,9%

CDU - 19,5%

BE - 6,8%

Nulos, Brancos e Não sabe ou Não responde - 18,4%

Se considerarmos o mesmo número de votos brancos ou nulos de 2009 e distribuirmos os indecisos pelos 4 candidatos temos os seguintes resultados projectados:

PS - 35,92% (+ 4,03%)

PSD - 27,34% (- 12,2%)

CDU - 22,30% (+ 3,63%)

BE - 7,7% ( + 1,82%)

 

Em termos de votantes, partindo da mesma abstenção de 2009, isto queria dizer que:

PS - 6.142 votos e 3 mandatos

PSD - 4.675 votos e 2 mandatos

CDU - 3.813 votos e 2 mandatos

BE - 1.330 votos e 0 mandatos

 

Era interessante saber que pergunta foi feita na sondagem, se foi feita uma sondagem também para a Assembleia Municipal (há quem diga que estes números são os números da Assembleia Municipal) e saber a data em que foram feitas as entrevistas. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


32 comentários

Sem imagem de perfil

De Gouveia a 19.09.2013 às 16:22

A história das sondagens "à mágico" já mete nojo, é sempre a mesma coisa. Se existe uma sondagem é favor divulgar que empresa a fez, qual o universo abrangido, qual a margem de erro e, claro está, a própria sondagem.
É que já andou a circular o boato de uma sondagem do PSD, agora é a do PS, mais logo é a da CDU e nunca ninguém vê porra nenhuma.
É que desta forma só um atrasado mental acredita nisto que o criador do blog aqui escreveu.  
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 19.09.2013 às 16:42

Tem toda a razão. O "Criador do blog" esclarece que a Sondagem foi feita pela Eurosondagem, no dia 9 de Setembro, com os seguintes dados divulgados pelo Facebook da Confiança na Mudança:

-821 Entrevistas

- Erro Máximo 3,64%

- Probabilidade de 95%

Aguardo confirmação, pedida pessoalmente, da Eurosondagem sobre a autoria e ficha técnica da sondagem.

Sem imagem de perfil

De Gouveia a 23.09.2013 às 11:16

Então, já se sabe alguma coisa da Eurosondagem?
Sem imagem de perfil

De José C. a 19.09.2013 às 16:27

O PS divulga uma sondagem em que aparece em primeiro nas intenções de voto! Que original.
Sem imagem de perfil

De Madureira a 19.09.2013 às 18:26

Para mim este gráfico a que chamam sondagem apenas representa uma coisa: desespero do Dr. Fernando Serpa! Quando um candidato aparece a dizer que há sondagens que lhe dão vitórias, é porque algo vai mal na campanha, a mensagem não chega aos destinatários! Só acredito na dita sondagem se publicarem o documento que a prova, não gráficos que qualquer um faz e inventa ao sabor do momento! Tudo isto cheira a esturro!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.09.2013 às 22:46

A verdadeira sondagem foi feita na ultima semana de Agosto e dava :
1ºPS
2ºCDU
3ºPSD
4ºBE
A diferença entre PS e CDU era de 3,2%.
Essa sondagem é a única e verdadeira.
Curiosamente até ao fim de Agosto só o PS é que andava na rua a fazer campanha.

A. N. - Silvense desiludido com o concelho.
Sem imagem de perfil

De Luís Garcia a 19.09.2013 às 23:46

Essa da história da sondagem tem muito que se lhe diga! Já ouvi duas histórias sobre sondagens, uma do PSD, que dá empate técnico entre PSD e CDU, com o PS em 3.º muito atrás... e outra do PS, que dá a CDU em 1.º, o PSD em 2.º e o PS em 3.º! Agora o Serpa mete a correr um gráfico do excel, e não uma sondagem, onde diz que já ganhou... isto é muita contra-informação! dia 29 saberemos o que isto tudo vale...
Sem imagem de perfil

De Xico Coelho a 20.09.2013 às 00:29

Corre Costas já conseguiste arranjar a placa gráfica? bom gráfico. usaste o excel 97?
Sem imagem de perfil

De Xico Coelho a 20.09.2013 às 00:41

Corre Costas,


Anda cá ver isto
http://www.youtube.com/watch?v=X78S-HbCOeU (http://www.youtube.com/watch?v=X78S-HbCOeU)
Sem imagem de perfil

De Joaquim Silva a 20.09.2013 às 16:08

No mundo civilizado que é tão pequeno como o nosso Concelho, vota-se naqueles em que se acredita. Em Silves, também se vota pelas mais diversas razões, menos pelo motivo que atrás se apontou. À semelhança do que acontece na generalidade do País, este é o defeito de um Concelho que não se habituou ainda a distinguir entre conveniência e convicção. A quantos conveio a gestão Comunista e Socialista? Não foi tão grande como isso a diferença, basta atentar nas várias votações Autárquicas do PS e da CDU. E, a quantos conveio e convém uma gestão PSD, PIS e PRP (Partido de Rogério Pinto)? Bem, se foi e é para gerir a Câmara e o Concelho como têm feito até aqui então, não são necessárias mais palavras pois os resultados estão à vista.

 

Dizia-nos Isabel Soares, antes de 1997, embora por outras palavras, que precisávamos de acreditar mais intensamente, que nos fazia falta uma fé mais firme mais profunda e circunscrita. Fé no Concelho de Silves e no que se propunha fazer. Porém, passados todos estes anos, o que agora e antes de mais nada necessitamos é de nos desenganarmos, de nos desiludirmos. O que mais nos aflige não é o que não fizemos e não fizeram no Concelho de Silves, mas sim no que não substituímos no Concelho de Silves. Padecemos, primordialmente, por causa dos vícios dos nossos governantes, das suas fraquezas e incompatibilidades. Tolhem-nos, as realidades tristes que existem na nossa Câmara e no nosso Concelho, mas acima de tudo, aquelas imagens que colocámos no lugar das realidades.

 

Silves e a sua Câmara continua tornado num Concelho confuso e promíscuo em que quase nada choca ou surpreende sequer, em que nem sequer se respeitam as aparências. Tal como em muitos outros lugares a política e os princípios carecem de utilidade para os fins eleitorais, só que nesses muitos outros lugares os resultados são bem diferentes dos alcançados entre nós. As coisas não andavam nem andam. E tendem a piorar porque os programas e políticas que tínhamos, que agora temos,  ou  que nunca tivemos não dão rendimento.

 

Silves e o seu Concelho está como está,  porque o seu povo  fracassou nas diversas escolhas dos seus leaders.

Sem imagem de perfil

De Dexter a 21.09.2013 às 01:20

Francamente, estou saturado das gentes do PSD e do PS, é sempre as mesmas jogadas de bastidores, os truques sujos, os interesses dos amigos acima dos interesses das populações, as listas repletas de gente interesseira e á espera do favorzinho e do protagonismo bacoco, todos eles não têm a noção do ridículo que são! Que dizer das acções de campanha do Serpa ao pé dos homens da recolha do lixo?!? A tirar fotos a tudo e mais alguma coisa, com o amigo Paulo Pina a rir e a estender a barriga para a fotografia, enquanto uns trabalham no duro, com as mãos na merda dos outros! Será que esta gente não tem noção do ridiculo!? O Serpa está à 20 anos na Câmara e é na vespera das eleições que se lembrou de ir ter com os homens do lixo, mas com direito a fotografias... são estes os aspirantes a políticos que temos! Que dizer também de Rogério Pinto, que não tinha patacos para meter um seguro nas piscinas municipais, para recolher o lixo ou comprar umas luvas para os homens do lixo, ou ate mesmo desinfestar preventivamente as pragas de mosquitos, ou até mesmo para comprar a praia de Armação de Pêra, mas que na vespera das eleições já tem 300 mil euros para dar ao Silves Futebol Clube, para terem um relvado sintético da Liga dos Campeões! Que raio de país e concelho é este, governado por gente sem noção do ridiculo, sem a minima sensibilidade para o real interesse público das populações!!!!


Garanto-nos uma coisa, pela primeira vez na minha vida vou votar CDU, e sem qualquer receio! Tem equipa, conjuga experiência com malta nova independente e sem vícios, e que tem energia para mudar o concelho para muito melhor! Diga-se de passagem que também não é muito dificil, considerando o marasmo e a porcaria feita pelo PSD nestes últimos anos!


E ao que parece o voto na CDU é voto para ganhar!


 



Sem imagem de perfil

De Sonia Oliveira a 21.09.2013 às 17:45

Boatos têm sido as sondagens que anonimamente são divulgadas quer se goste ou não, esta é verdadeira é normal que o PS a divulgue publicamente está a seu favor, assim como acredito que se fosse favorável a qualquer outra força política fossem outros a divulgar.
O que me parece de mau gosto é andarem a inventar sondagens, quando sabem não serem verdadeiras apenas com o intuito de enganar o eleitor, para além de outras coisas mais que nem vale a pena comentar.
Sem imagem de perfil

De Zé Burro a 21.09.2013 às 19:33

Um gráfico do excel é uma verdadeira sondagem?!? Ah ah ah ah ah ah... porque não mostram os documentos oficiais da eurosondagem?!? vão enganar tolinhos pá outro lado!
Sem imagem de perfil

De Observador Atento a 21.09.2013 às 19:23

O PS apostou muito forte deixando o Luís Ricardo de fora !!!
Mas como ele anda sempre por ai vai prejudicando na mesma...
Sem imagem de perfil

De António Guerreiro a 21.09.2013 às 23:22

Caro Paulo
Em resposta ao teu desafio. Hoje estive em campanha posso testemunhar alguma sensação em relação aos eleitores.


Estou convencido que a grande maioria dos habitantes do Concelho de Silves só vão decidir o voto na última semana de campanha, porventura só no próprio ato eleitoral. Curiosamente o pessoal mais idoso está muito preocupado com a sua freguesia, o que pode originar um arrastamento de votos.


Do que vejo nas ruas, os eleitores da dra. Isabel Soares continuam a votar no PSD ou, eventualmente, vão para a abstenção e para o voto branco e nulo, mas não se transferem para os outros partidos (com exceção dos jovens laranjinhas da professora Isabel Soares). Estão desacreditadas da política e deste governo nacional. O PSD pode perder uns 1000 a 1500 votos em relação à votação anterior, mas mesmo assim ganhar as eleições. Acredito que o PSD pode ganhar todas as freguesias com exceção de Silves e São Bartolomeu de Messines.


À esquerda temos uma CDU em crescente com falta de garra, pois tirando Silves e São Bartolomeu de Messines continua a ter fraca expressão eleitoral. Pode atingir uns 5500 votos, que podem não ser suficientes para ganhar. Tem garantida a freguesia de São Bartolomeu de Messines.


O PS parece-me muita encenação e pouca aderência ao terreno. Pode acontecer uma diferença muito significativa entre os votos para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal. Pode ganhar a freguesia de Silves, mas quer o PSD como a CDU também podem vir a ganhar a junta da sede de concelho.


O BE pode ter um resultado significativo especialmente nos meios mais urbanos e junto de um eleitorado mais jovem. Penso que poderá aproximar-se dos 2000 votos, o que seria um excelente resultado. 


Neste cenário pode acontecer PSD, PS e CDU com 2 vereadores e BE com um vereador. Uma Câmara Municipal de Silves verdadeiramente diferente.


Tudo pode jogar-se nesta última semana e no nível de abstenção.


Quem ganha? Acho que não está decidido. A desilusão das pessoas com os políticos e as políticas é imensa. Esta descrença parece castigar todos, com especial incidência no PSD e no PS (detentores do poder desde 1975). Prevejo um aumento significativo da abstenção e de votos brancos e nulos. Este descontentamento pode beneficiar o BE como voto marginal de protesto, principalmente entre os jovens e os eleitores mais urbanos.


Como os votos não são elásticos, admitindo que a sondagem representa o eleitorado a 9 de setembro de 2013, acho que ainda está tudo em aberto e os 20% de indecisos poderá fazer a diferença no dia das eleições.     


É o meu comentário.


António Guerreiro
      
Sem imagem de perfil

De Hélio Santos a 22.09.2013 às 15:54

António Guerreiro, gostei muito do seu comentário super honesto e cuja análise me parece acertada! Só há um aspecto que gostaria de rectificar e que tem a ver com o voto da malta jovem, que está consciente que votar na CDU poderá derrubar tanto o PS como o PSD, nestas eleições! O seu voto de protesto na CDU, poderá ser um voto útil para afastar o PSD ou o PS do poder! Olhe bem para as listas da CDU e vai ver alguns jovens independentes, de formação superior, com contactos no meio jovem! Falta saber se essa malta irá votar em massa!!! 
Sem imagem de perfil

De António Guerreiro a 22.09.2013 às 17:19

Caro Hélio Santos


Concordo com a sua análise, a minha dúvida é se a expressão eleitoral da CDU em Silves e Messines é suficiente para ganhar o concelho.


AG

Comentar post


Pág. 1/3





Comentários recentes

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...

  • Lucas

    Eu cá gostava mais das entrevistas do Serpa, reple...