Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...





“Há muita fraca memória na política e nos políticos.” – quem o dizia era Jorge Coelho no “clip” promocional da “Quadratura do Circulo”, programa de referência na SIC Notícias. Jorge Coelho sempre me pareceu insuspeito, mesmo quando usava aquela barba à “lenhador”. Por estes dias Jorge Coelho engrossa os quadros da Mota Engil e abandona a “política e os políticos”. É apenas mais um que sucumbiu aos encantos da grande economia – como diz o “camarada” Jerónimo – mas não será o último.

 

A reboque do que se passa na generalidade do Hemisfério Norte, Portugal começa também a sentir na pele os efeitos do acumular de batalhas ganhas pelo poder económico ao poder político. Não é de agora que os grandes gestores ganham 100 vezes mais que os grandes políticos e nesta linha não será de estranhar que cada vez mais e melhores políticos passem para o outro lado, quase na mesma proporção em que os maus gestores se viram para a política. Eu próprio pondero já aventurar-me na política, tantas as vezes que me disseram “falas, falas mas não dizes nada… davas mas é um bom político”.

 

Se isto dos políticos passarem para as empresas é verdade a uma escala nacional e internacional já ponho as minhas dúvidas sobre o alastrar da tendência às autarquias. Confesso que perdi a esperança da Teifil ou da Soares da Costa, por exemplo, nos livrarem de Isabel Soares. Sabe-se que as empresas buscam “indivíduos que se movimentem bem nos meandros da societé” que “abram portas” e “facilitem operações” e é por isso que estranho como é que ainda não repararam no exemplo de Silves!! Dificilmente encontrarão alguém que “abra portas” com tamanha ligeireza.

 

Gorada que está a via economicista da mudança de poder em Silves resta-nos ter fé na via politica, isto apesar de nem aí as coisas se avizinharem simpáticas para o lado daqueles que, como eu, acham que “já tem àvonde”.No final de 2005, logo após as eleições autárquicas, escrevi aqui no Terra Ruiva que o principal responsável pela vitória de Isabel Soares era o PS/Silves. A lista, na altura encabeçada por Lisete Romão, foi à luta já derrotada e isso reflectiu-se na campanha eleitoral. Foram 3 meses de “sofrimento” fosse qual fosse a perspectiva por onde se olhasse. Os comícios, os cartazes, os “outdoors”, os folhetos, as acções de campanha, as ideias… tudo sofrível. Recordei nessa altura o histórico eleitoral deste concelho, um histórico que nos diz que por cá o PS ganha todas as eleições… excepto as autárquicas. Disse na altura que existia uma evidente falta de confiança dos silvenses no Partido Socialista local.

 

Passados 3 anos, numa altura em que os partidos começam a delinear estratégias para as autárquicas que se aproximam, o PS/Silves “reúne”, debate “ideias”, “elege internamente” (!!!!)… e apresenta exactamente as mesmas pessoas que apresentou em 2005. “Lisete Romão, Fernando Serpa & CIA”…Ora perante isto eu pergunto: Estarão a gozar connosco?!! Que interesses existem por ali instalados que tornem o lugar de candidato derrotado tão apetecível?! Isto dava um óptimo “sketch” dos Gato Fedorento: “O candidato cujo objectivo era perder”. Parece que já estou a ver o Ricardo Araújo Pereira vestido de médica a dizer: “Eu sei que sou capaz de perder estas eleições. Vocês vão ver, desta vez ainda hei-de conseguir menos votos que o CDS.” Podiam também optar por um diálogo, sendo que aqui apareceria o Zé Diogo Quintela vestido de advogado de província, no qual a frase reinante, arremessada de um lado para o outro, seria: “Eu é que vou perder estas eleições, eu!”

 

Fora de cretinices, uma das principais regras do Marketing e Comunicação moderno é: “Nunca terás uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão”. Deduzo que de Marketing e Comunicação os responsáveis pela concelhia socialista não entendem “patavina”, basta relembrar aquele “outdoor” medonho, colocado à saída de Messines, durante o período eleitoral, onde uma fotografia “tipo passe” sob um fundo “azul esquisito” nos apresentava a candidata “para um futuro melhor”. Na certa ainda hoje essa imagem atormenta centenas de pessoas em pesadelos horríveis.

 

O conformismo reinante é de tal ordem que já há quem diga que a estratégia do PS/Silves é “deixar” (e reparem nos parêntesis em deixar) Isabel Soares ganhar mais este mandato para “apostar” tudo em 2013. Parece-me uma ideia, para não dizer coisa pior, no mínimo desastrosa e que nos dá desde logo uma imagem do que é este PS/Silves: um partido que não se preocupa com o concelho e com as pessoas, ao ponto de achar que mais 4 anos de Isabel Soares não nos fazem mal nenhum; um partido que considera Isabel Soares imbatível, admitindo por isso que só com a sua saída de cena poderá almejar ganhar umas eleições, nem sequer equacionando que o problema possa ser interno. Além disso provavelmente nem lhes ocorreu pensar que o próximo candidato do PSD à Câmara de Silves pode ser, e dificilmente não será, bem melhor que Isabel Soares. Não consigo ver, por mais que queime neurónios, quem possa ter a ganhar com este débil PS/Silves sem ser a actual presidente de câmara e um ou dois “membros” do partido com “tacho” assegurado. E vocês?!

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Van Helsing a 28.04.2008 às 23:52

Eu vejo sempre o mesmo a ganhar: o Dr. Serpa. Os outros andam lá perdidos sem saber bem o que devem fazer mas com boas intenções. A Dra. Lisete, tal como o Dr. Guerreiro antes dela, são pessoas de bem que foram mordidas pelo vampiro.
Sem imagem de perfil

De Semedo a 29.04.2008 às 23:56

E porque é que o senhor Paulo Silva não se candidatou? Podia provar que faz mais do que criticar tudo e todos.
Será que teve medo? Será que não sabe que o PS de Silves só tem 3 dezenas de militantes? Achava melhor que Silves não tivesse sequer uma concelhia do Partido Socialista?
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 30.04.2008 às 18:20

Dizer que, se não fossem os que lá estão, Silves não teria PS é pura demagogia e nem vou comentar. Quanto à minha participação, no dia em que entender que as pessoas que lá estão são competentes e estão lá pelo concelho serei o primeiro a mudar a militância para Silves. Participarei com todo o gosto e empenho.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.04.2008 às 21:33

Porque não tentam fazer uma secção do Partido Socialista em Messines?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.05.2008 às 12:38

Sr.Paulo Silva. Se é militante do PS como diz, posso afirmar que é um mau militante, não por colocar as suas ideias, que deve continuar a fazê-lo, contudo se acha que o partido socialista não está bem, deveria nas eleições, no minimo demonstrar esse descontentamento, indo votando ou fazendo parte de qualquer lista, onde estivessem as pessoas que diz competentes. Relativamente ao outdoor do PS na última campanha li na altura num artigo de opinião subscrito por alguem que sabe de marketing, que o mesmo considerou-o como o segundo melhor do algarve, sendo que por curiosidade o da Isabel soares ficou em sétimo. Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Augusto do Monte Branco a 01.05.2008 às 20:05

Não brinquemos ... O 2º melhor do Algarve????? Deve ser alguém muito competente! ou então alguém da empresa que fez aquela "bosta".... Já sei, quem fez a análise foi o Mestre José Soares ... porque com essa apreciação ... Sempre ajudava a mãe. Azul cueca não lembra a ninguém ...
Mas eles aí estão! Vão fazer mais do mesmo... e preparar o próximo candidato, porque nessa altura a Lisete já deve estar aposentada! Vai o Serpa que é bom moço corre corre e fica sempre no mesmo lugar... que é o que lhe convem.

Comentar post





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...