Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...

  • Lucas

    Eu cá gostava mais das entrevistas do Serpa, reple...





Aconteceu há 2 anos…

"O Tribunal de Guimarães anunciou hoje que o caso do "saco azul" de Felgueiras vai a julgamento. A presidente da Câmara de Felgueiras, Fátima Felgueiras, é acusada de 23 crimes e já disse à RTP que estará presente no julgamento.

A juíza de instrução Marlene Rodrigues decidiu levar a autarca a julgamento, juntamente com os restantes 15 arguidos, e manter também a medida de coacção aplicada à autarca - a prisão preventiva, decretada pelo Tribunal da Relação do Porto em 2003 e que levou a principal arguida a fugir para o Brasil.

Em declarações à RTP, a autarca defendeu que "a justiça teve hoje uma boa oportunidade para corrigir esta injustiça", referindo-se ao processo contra si. Felgueiras voltou a descredibilizar a investigação e defendeu o fim de investigações, iniciadas com denúncias anónimas e "criminosas".

Sobre as decisões do tribunal, Fátima Felgueiras classificou a medida de coacção aplicada como "ilegal, senão mesmo inconstitucional". A ex-autarca disse que a medida tem dois objectivos: impedir a sua defesa e impedir que cumpra o seu mandato na autarquia de Felgueiras.

Fátima Felgueiras acusada de 23 crimes

O despacho do tribunal mostra que das 28 acusações produzidas pelo Ministério Público, caíram cinco acusações de crimes de corrupção passiva, ficando assim a autarca obrigada a responder por 23 crimes.

A presidente da Câmara é acusada de cinco crimes de participação económica em negócio, quatro de abuso de poderes, três crimes de prevaricação, dois de peculato, um de peculato sob a forma continuada e dois de peculato de uso, sob a forma continuada.

A arguida era acusada de 11 crimes de corrupção passiva: cinco de corrupção passiva para acto ilícito e seis de corrupção passiva para acto ilícito, não sendo ainda claro quais os cinco crimes de corrupção passiva que já não fazem parte da acusação.

Através do "saco azul" de Felgueiras terão sido pagos, segundo a acusação, 267 mil euros para uma campanha eleitoral do PS e adquirido um automóvel Audi para a autarca no valor de 28.500 euros.

Dos 785 mil euros em que a presidente terá lesado a Câmara que dirigia, 680 mil foram desviados por sua exclusiva responsabilidade e os restantes 105 mil em co-autoria com o seu antecessor, Júlio Faria, numa altura em que Fátima Felgueiras era vereadora."

In Público - 17/03/2005

O cenário nesta altura parecia bem negro, vejam no que deu... e acautelem-se. Se querem de facto salvar o concelho o caminho não é o de confiar na justiça (infelizmente)... sejamos realistas.

Autoria e outros dados (tags, etc)


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.01.2007 às 11:06

Eram baratos os audis em 2005!
Querem comparar isto com Isabel Soares? A única coisa que a presidente fez foi acelarar as obras que de outra forma ainda estavam por fazer. Não roubou um centavo. Tenham vergonha e vão trabalhar
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 25.01.2007 às 13:17

Em democracia, caro anónimo, há que respeitar as regras, procedimentos e formalidades. Se pensar bem para quê ir votar??! Só irá atrasar as obras?!! Não acha?!
De qualquer das formas o "amigo" vai de encontro aquilo que ando a dizer: Todos vão saber que houve ilegalidades e muitos vão pensar que essas ilegalidades são desculpáveis, afinal foram por uma boa causa. É isso que me "lixa".
Sem imagem de perfil

De Ailéh a 25.01.2007 às 12:59

Desculpa não cometara o assunto do post, mas não me apetece, e tenho esse direito.

à minha pergfunta vai para o quaestionário/ votação
<<<__________ ali do lado , não podes colocar lá um parâmetro para "TODAS" , era muito mais fácil . desculpa a perguntinha, tá bem? Um abraço
Sem imagem de perfil

De Ailéh a 25.01.2007 às 13:03

O meu comentário foi mesmo algarvio comi para além de letras frases inteiras,
então a pergunta era se não podias colocar o parametro "TODAS" ali no Questionário / votação.?
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 25.01.2007 às 13:20

Cara Ailéh

Às vezes temos que fazer escolhas e eu estou certo de que entre as opções apresentadas há-de haver uma que te anda a "remoer a cachimónia" há largos anos... Vota nessa...
Sem imagem de perfil

De Ailéh a 25.01.2007 às 14:40

Pois já votei, mas para mim são todas prioritárias há muitos anos.Aliás ali na rotunda cruzamento deveria ser pensada uma passagemn para os peõs assim com iluminação daquela parte do cruzamento.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.01.2007 às 18:17

Essa é boa!!!

Como é que se pode condenar publicamente uma mulher que fez de Felgueiras um dos concelhos mais prósperos do país ...
Se a Isabel Soares e os seus comparsas só tirassem dinheiro para o BMW , garanto que não tinham a Cãmara e o concelho neste estado lastimável !
E já agora ... porque é que o Sr. não se candidata e expõe publicamente as suas ideias?
Era capaz de ser mais indicado e talvez tivesse melhores resultados do que estar aqui a desencar tudo e todos!!!


Imagem de perfil

De Paulo Silva a 25.01.2007 às 18:44

Meu caro anónimo,

Infelizmente os fins não justificam os meios e o problema dos portugueses é que tendem a ver o resultado e a ignorar como foi obtido esse resultado. Lamento informá-lo mas mesmo quando o que está em causa é o bem estar de um concelho ou de um povo... não vale tudo.

Quanto à minha candidatura... fica para depois. Primeiro quero comprar o Mercedez e exibi-lo para que depois não digam que o comprei com dinheiros públicos.

Obrigado pela sua pertinente participação.
Sem imagem de perfil

De GUPY a 25.01.2007 às 19:49

Desculpe lá ... não me apercebi que tinha enviado o comentário anónimo !

Quanto ao resto o meu amigo tem razão... tá no bom caminho sim senhor . Mande lá vir a máquina primeiro e depois vamos tratar de correr com aquela comandita da câmara...
Sem imagem de perfil

De josé meireles a 25.01.2007 às 21:21

Mas agora também querem fazer crer que Isabel Soares tornou o Concelho mais próspero? Então onde está a zona industrial de Silves, onde estão os empregos? Por isso é que nós temos o Concelho cheio de técnicos trabalhando em prol do desenvolvimento, não é?
Poucos governantes têm caído por corrupção, por isso a forma de luta tem que ser outra.
Olá Paulo
Já vi que aqui as coisas também vão quentes.
Veja- se o que aconteceu com a Câmara de Lisboa, para não haver eleições antecipadas, a vereadora foi constituída arguida. Este meus amigos é que é o País real. É o País que nós temos.
Se podesse voltar atrás, fazia a minha vida fora de Portugal. Porque o que se conquistou com Abril já foi tudo perdido. Até num simples emprego tem que haver cunhas ou conhecimentos. O poder do capital cada vez é mais forte ao ponto de corromper facilmente as pessoas. Até breve.
Sem imagem de perfil

De josé meireles a 25.01.2007 às 21:23

Olá Paulo

"Já vi que aqui também as coisas estão quentes", é para ser lido no início. As minhas desculpas. Obrigado.

Comentar post





Comentários recentes

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...

  • Lucas

    Eu cá gostava mais das entrevistas do Serpa, reple...