Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...

  • Lucas

    Eu cá gostava mais das entrevistas do Serpa, reple...





 

Este mês deixo-os com uma conversa entre silvenses que, apesar de ficcionada, bem podia ter acontecido em qualquer café do concelho. Desejo a todos um ano 2010 cheio de sucesso e espero que, daqui a um ano, Silves seja um concelho melhor em todos os sentidos.
A cena passa-se num café perto de si quando um indivíduo entra para se encontrar com uma amiga. Diz ele:

- Olá, tas boa? Olha acabei de saber que roubaram o fio de cobre a Isabel Soares! 4 bandidos, na calada da noite… sacaram o fio à senhora e puseram-se a milhas.
- Coitada, olha como a crise está que a “pobrezita” já andava com um fio de cobre ao pescoço! Antigamente era de ouro para cima! Mas não ficou mal? Ou ficou?!
- Não pá! Era fio de cobre que estava armazenado nos estaleiros da Câmara… valia mais de 100.000 euros. Aproveitaram que o guarda estava de férias e pimba… levaram tudo em cima de um camião também ele roubado à câmara.
- Isso é que foi sorte, foram lá mesmo na altura em que o guarda estava de férias. É o que eu digo… a gatunagem tem sempre sorte e 7 vidas… como os gatos!
- Olha por falar em gatos… já foste ver o lince ibérico?! Temos um Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico em Silves… oferecido pelas Águas do Algarve.
- Não posso, sou alérgica. Mas qual é a ideia do centro?! Vão devolvê-los à natureza?
- Não. Enquanto não existirem condições naturais na serra vão apenas apostar na reprodução. Estão lá a trabalhar vários biólogos e pessoal formado que acompanha rigorosamente os animais… até ouvi dizer que só gastam carne de “primeiríssima qualidade” para alimentá-los.
- Quem? Aos biólogos?!
- Não. Aos linces.
- Ah. Então acho mal. Onde já se viu?! Os linces comem comida de primeiríssima qualidade e têm licenciados a apanhar-lhes os dejectos, enquanto o meu filhote come carne de segunda na pré-primária e o meu pai nem lar consegue! Acho mesmo mal.
- Tu não entendes pá. És uma energúmena. É preciso ter uma certa cultura para entender a importância de preservar a espécie.
- Mas a espécie não está já mais que preservada?! Li algures que os três centros do género que existem em Espanha estão a rebentar pelas costuras de linces. Cá para mim isto é mais uma mariquice que nos sai do bolso mais tarde ou mais cedo…
- Como a Fábrica do Inglês!
- A mariquice?!
- Não… Sai-nos do bolso como vai sair a Fábrica do Inglês. Não ouviste dizer que andam a ver se a Câmara compra aquilo?
- Então mas aquilo não é um prejuízo pegado?
- Pois, é por isso que querem vendê-la à Câmara… com Museu da cortiça e tudo.
- Mas não vão conseguir. A oposição não vai deixar que aconteça tamanha desgraça. Descansa que eles estão atentos.
- Como quando aprovaram o Apoio de Praia em Armação de Pêra? Ou como quando aprovaram a Central de Lamas para Messines?!
- Central de Lamas? Então não era de Resíduos Verdes?!
- Já não sei o que é. Acho que consensual é apenas o facto de trazer moscas. Parece que foi pedido alvará para Lamas e Resíduos Verdes mas a CMS abreviou para Lamas e a empresa exploradora abreviou para Resíduos Verdes.
- Isso cheira-me muito mal! E o que diz o novo Presidente da Junta de Messines?!
- Naquele lugar “jamé”… é o que ele diz. Não te lembra alguém?
- Isso era o que ele dizia antes das eleições. Eu perguntei-te o que diz ele agora?
- Acho que está confuso. Sei é que o antigo presidente está preocupado com os camiões que trazem as lamas para a Central. Tem medo que passem dentro dos limites da vila.
- Bem! Isso não será um exagero?! Não estamos a falar propriamente de urânio… a legislação obriga a grandes cuidados no transporte e fiscalização deste tipo de industria. A CCDR e o Ministério Ambiente não vão deixar que nos tramem.
- Diziam o mesmo da banca com a apertada supervisão do Banco de Portugal e do Ministério da Economia… e olha bem a trampa que eles andavam a fazer!
- Bolas pá! Não se pode falar contigo! Até parece que este concelho é um barco à deriva! Vou-me embora que estou farta de gente que só vê problemas!

 

In. Jornal "Terra Ruiva" - Janeiro de 2010

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De marie a 21.01.2010 às 20:11

Simplesmente magnifico. Continue a escrever
Imagem de perfil

De manuelfernandes9 a 23.01.2010 às 05:36

Sinceramente gostei do texto!
Isto é uma autentica alegoria socrática e nem o Platão faria melhor.
Imagem de perfil

De ccor a 27.01.2010 às 08:25

Caro Paulo,


Gostei do texto. Mas a malta anda recolhida, não comenta...

Olha, a propósito do teu post anterior, o da autonomia. Encontrei um exemplo engraçado...


"A Directoria do Sul da Polícia Judiciária deteve, anteontem, dois indivíduos de nacionalidade portuguesa, residentes na região, de 21 e 48 anos, pela presumível autoria da prática de um crime de tentativa de homicídio no sítio de Parises, no concelho de São Brás de Alportel, na serra do Caldeirão.


Um terceiro comparsa, de 21 anos, já fora detido pela PJ, na passada sexta-feira, perto da capital algarvia. Estava, na altura, na posse de uma arma de fogo de calibre 6,35 mm, não legalizada e devidamente municiada. Este detido estava evadido há cerca de nove meses do Estabelecimento Prisional de Leiria, para onde foi conduzido para cumprimento do remanescente de uma pena de quatro anos e meio a que fora condenado por roubo no âmbito de outro processo, conforme o CM noticiou no dia 26. "


COM ESTES NEM COM A AUTONOMIA NOS SAFÁVAMOS!!!

Sem imagem de perfil

De Tânia Mealha a 01.02.2010 às 16:00

O problema da central de lamas, não te fuja da memória com esta pequena lenga-lenga, é que foi votada favoravelmente pelo PS. Por isso o ex-presidente está preocupado com o quê? Com a mesma preocupação que os seus companheiros tiveram? Que agora sim permite que haja preocupação?

O novo presidente juntamente com a empresa proponente do projecto fizeram sessões públicas de esclarecimento. Orgulho ferido de quem não cumpriu o seu papel enquanto estava encarregue de tais funções?! Na altura, o anterior executivo estava tão bem informado, e tão interessado em informar a população que nem soube explicar se era uma central de lamas, ou uma central de compostagem de verdes e lamas...

Quanto ao apoio de praia a julgar pelo resultado eleitoral não ficaram de facto chateados com o que por lá aconteceu. Fumo sem fogo...

Esperamos novos desenvolvimentos...

Comentar post





Comentários recentes

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...

  • Lucas

    Eu cá gostava mais das entrevistas do Serpa, reple...