Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...





“Nos idos” de Novembro do ano de 2007 uma Reunião de Câmara realizada em Silves aprovou aquilo que agora está no chamado “ponto de não retorno”: o Plano de Pormenor da Praia Grande. Nessa altura os votos favoráveis do PSD, a abstenção da CDU (representada pelo meu estimado amigo Manuel Ramos, a quem desafio a comentar este post) e os votos contra do PS (com Lisete Romão e Fernando Serpa na “trincheira”) viabilizaram a urbanização massiva de um dos poucos locais do Algarve onde ainda reside alguma da verdadeira essência desta região. Já nem falo das questões ambientais, sabendo nós que a Lagoa dos Salgados é internacionalmente conhecida como um santuário da natureza, falo apenas das questões culturais e sociais que atingem os algarvios.

Em suma, usando a ironia, o projecto que aquelas almas aprovaram tratava-se de abdicar de uma reserva natural, algo em que “somos excedentários no Algarve”, para viabilizar 8 novos empreendimentos turísticos numa área de 270 hectares de dunas e zonas húmidas. Como todos sabemos a solução para as taxas médias de ocupação no Algarve, que rondam os 50%, só pode passar por mais hotéis… adoptando uma lógica que me arrepia: “que se lixem os hoteleiros do concelho vizinho, eles podem ter menos desde que nós tenhamos mais”. Vamos longe!

Como em todos os casos do género “PIN” este foi empacotado usando o sempre lustroso papel de embrulho chamado “criação de emprego”. Ao todo anunciavam-se mais de 1.500 novos postos de trabalho. Todos nós conhecemos o rigor destes números. Aliás, se todas as projecções de criação de emprego feitas desde a década de 90 fossem concretizadas… Portugal teria 10.000.000 de empregados, sem precisar de uma única PME. As empresas que fazem estas projecções são seguramente as mesmas que fornecem os dados para viabilizar coisas como a A13, a A41 ou a CREP.

Voltando à Praia Grande… lendo esta acta (clique aqui) fico com a ideia de que todos caíram como uns patinhos. Não entendo a abstenção da CDU e muito menos entendo o voto contra do PS quando se percebe que a única razão invocada para votar contra foi a protecção dos interesses dos proprietários dos terrenos!!! Importam-se de explicar?!

É claro que nestes 5 anos o Dr. Serpa já deve ter visto “inegáveis vantagens” neste projecto (da mesma forma que os promotores já devem ter reconhecido “o seu valor político”, numa antecipação das próximas eleições… “it’s business”)… as suas últimas posições conhecidas vão nesse sentido. O próprio promotor tem “escarrapachado” no seu sítio online a “orgulhosa viabilização do projecto”… na euforia até deixa escapar algo que a mim me preocupa por antecipação: “…o futuro resort terá 3Km de praias privadas…”. Podem ver o “print-screen” na imagem abaixo (pode ver aqui também):

 

 

 

Julgava eu que praias privadas era algo “inconstitucional”?!!! Ajuda-me Cavaco!! Se eles já vêm com “tamanha sede ao pote” palpita-me que ainda vamos pagar portagem para ir de Albufeira a Armação de Pêra sem passar pela EN 125!

 

Aproveitem e consultem aqui alguns dados que ajudam a entender a posição destes oportunistas que nos Governam, e que insistem em imaginar um o Mundo movido a "consumo e hotéis" no médio/longo-prazo!!! Ohhh gente pequena e ignorante! No médio prazo mais pessoas viriam à Praia Grande ver as aves e as dunas do que as que virão ver cimento e piscinas!


Post Scriptum:

- Deixo aqui a tomada de posição do PCP sobre este tema (clique aqui). Agardeço ao Manuel Ramos pela sinceridade e integridade.

- E aqui a prova de que para o PS de Silves apenas conta a defesa dos proprietários dos terrenos (clique aqui). Ainda gostava de saber quem são os advogados que os representam?!!!!!!! Será mais um caso do partido ao serviço da clientela?!!!

Autoria e outros dados (tags, etc)


21 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Castelo Ramos a 01.07.2012 às 16:35

Caro Paulo,
Respondo ao desafio e agradeço a oportunidade de esclarecer a minha posição à época (já pensara até escrever num dos meus moribundos blogues).
Em primeiro lugar, quero dizer: fosse hoje, com o que sei hoje, votava contra, embora pouco alterasse a decisão final já que o PSD tinha na altura maioria absoluta. E mais digo: numa situação como a atual, em que pudesse o meu voto contar realmente (junto aos do PS) e teria votado contra.
Não votei contra porque não contava e afinal eu também não estava aprovando nada de novo (foi o PDM de 1995 que estabeleceu aquela área de desenvolvimento urbanístico/turístico), mas tão-somente a pormenorização da sua execução e as questões relativas à perequação entre os múltiplos proprietários. Não aceito, por isso, a acusação de que caí que "nem um patinho", ainda que fosse muito patinho na altura! Melhor seria dizer que pensei, sofri e decidi, como um eremita, tal o grau de solidão em que muitas destas questões foram estudadas e decididas (nessa reunião foram vários os planos com milhares de páginas a deliberação). Mas isso não é desculpa. Também não aceito dizer-se que "aquelas almas aprovaram" o Plano: eu poderia também dizer que essas reuniões foram públicas, e eram-no por lei, já que se tratavam de decisões sobre planos de ordenamento, que as divulguei e nelas não estavam munícipes (nem nas AMs) que pressionassem e ajudassem os vereadores, como eu... Poderia dizer, enfim, que o plano esteve a consulta pública e as contribuições foram escassas. É o que posso dizer pois acho que a democracia não se esgota na escolha dos eleitos...
Pouco dias depois, já me congratulava e sentia aliviado pelo sentido de voto da CDU (http://www.avante.pt/pt/1782//23069/) na Assembleia Municipal, que de algum modo "expiava" o meu gesto (e esse voto sim, na AM, era preponderante e outros aí falharam!).
Finalmente, quero dizer que esta situação, como todas nesta vida (há a morte, eu sei!) não é de não retorno. Arrependido (quem não o estiver de alguma coisa que atire a primeira pedra) já me associei à iniciativa da petição na Avaaz (http://www.avaaz.org/en/petition/Save_Salgados_a_unique_internationally_recognized_birding_sanctuary_from_being_destroyed/?cAWrJbb ) e estarei ao lado de todas as iniciativas que impeçam a destruição daquela área natural e da Praia Grande, agora também "Dourada". Penso que os tempos de crise, e as dificuldades de financiamento, darão alguma folga às nossas preocupações nos próximos tempos. Mas não se pode contar com isso e é natural que se queiram desde já constituir factos consumados, e tornar irreversível o empreendimento. Pela minha parte, declaro-me disponível para ao lado de outros lutar pela revisão, extinção ou incumprimento desta particularmente infeliz e anacrónica orientação sobre o ordenamento do nosso território na altura em que um novo PDM está para ser aprovado.
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 02.07.2012 às 00:21

Caro Manuel Ramos,
Evidentemente que "as almas que aprovaram" não eram para si. Lendo a acta entende-se quem viabilizou e que motivações existiram (quer para os que viabilizaram, quer para os que fingiram não viabilizar esperando dai tirar dividendos políticos). Admiro a sua frontalidade e capacidade de assumir a responsabilidade por decisões erradas... houvessem mais como você e este país estaria muito melhor.
Provavelmente ninguém tomou mais decisões erradas do que eu. Pagarei por elas e procurarei evitar novas más decisões. Por isso, tal como você, estou disponível para lutar contra a betonização daquele espaço que tanto me agrada.

Um bem haja e coragem, ainda tem muito que dar ao povo de Silves.
Sem imagem de perfil

De Luís Ricardo a 01.07.2012 às 20:12

Olá Paulo, queria fazer uns pequenos reparos e correcções:
O projecto Praia Grande, bem como a sua promotora - Finalgarve - vem do final dos anos 60 e a entidade promotora fazia parte do universo do Grupo Leon Levy, promotor e proprietário da Vila Lara, Clube Algarve, Aldeia do Mar/Vilamoura, etc. O plano pela sua imensa densidade habitacional foi reformulado, chumbado, mudou de proprietários etc. até ao novo Plano de Pormenor, agora aprovado.
Os novos proprietários: Galilei/SLN/BPN, credores de milhões de €uros ao erário público, procuram justificar neste activo, particionado pelo esforço da presidente Isabel Soares, o paradeiro dos milhões que levitaram para o Brasil, ou algum paraíso fiscal e que nós teremos de os pagar - a outra tranche serviu para concretizar a "negociata fraudulenta" da urbanização da Marina de Albufeira - os que encheram as malas são os mesmo: Irmãos Cavacos e associados. Tudo isto não passa de uma encenação para justificar o injustificável. Nada vai ser construído nem concretizado - o paradeiro dos milhões em dívida já ai estão justificados! num projecto irrealizável.
Sobre a Lagoa dos Salgados, convém esclarecer algumas inverdades e até crimes contra a natureza a levados a efeito, em nome da "defesa ambiental". A zona dita de Lagoa dos Salgados, é um lago artificial, cheio da porcaria "merda" da Etar de Pêra, que durante mais de 15 anos ai despejou os dejectos que não tratava por se encontrar inoperacional - fazia somente a decantação - dos esgotos de Armação de Pêra, Pêra, Alcantariha e e o litoral do concelho de Lagoa, até à Sra da Rocha.A câmara municipal de Silves foi diversas vezes alertada para o crime ambiental que estava a cometer, fez orelhas moucas, nem sequer anuiu a uma colaboração da câmara de Albufeira , para que em parceria procedessem à reparação da referida Etar. A bacia onde estes dejectos têm sido despejados, chama-se Pichôrro, durante o Estio era seco e servia aeródromo. A criação do campo de golfe dos Salgados, com a subida da cota transformou os Salgados/Pichôrro num lago de porcaria - a massa líquida é toda proveniente dos esgotos - o que as pobres comem são os dejectos em suspensão, como se de uma estrumeira líquida se tratasse.
A adição de químicos para colmatar os odores insuportáveis - aos clientes do golfe e não só - bem como a degradação mais acelerada das matéria orgânicas levam à adição quase diária de quantidades enormes de reagentes, o que fez com que a única zona com vida própria - antes desta catástrofe - a Boca da Alagoa - maternidade piscícola - junto da linha de dunas e alimentada pelos nutrientes arrastados pelas águas pluviais e pela entrada periódica das águas do mar, hoje se encontrasse senil, sem qualquer sinal de vida. Eram a maternidades piscícolas das ribeiras de Alcantarilha/Armação de Pêra e da Ribeira de Espiche/Boca da Alagoa/Salgados, que todos os anos povoavam e rejuvenesciam a Baía de Pêra com milhões de novos juvenis, tornando esta zona do litoral algarvio, das mais ricas em espécies próprios e pescado. Hoje temos dois cais de esgotos para o mar, uma central de bombagem e um emissário submarino que diariamente bombeia milhões de litros de porcaria para o mar! tudo isto em defesa do grupo BES/golfe dos Salgados, com o patrocínio do grupo Almargem - que agora chora lágrimas de crocodilo - ver: algarveprimeiro.com de 29-06-12, da extinta Direcção Regional do Ambiente, hoje ARH - mas sempre com a mesma protagonista, Valentina Calixto e da Câmara Municipal de Silves sobre a direcção de Isabel Soares.
E continuamos a assobiar para o lado, olhar para cima a ver passarinhos que comem os bichinhos da "merda da estrumeira a céu aberto" e e esquecemos o essencial: o assassínio deliberado de duas das mais fecundas maternidades piscícolas do litoral algarvio. Tudo isto no concelho de Silves. A ver os passarões a voar e a nos lapidar.
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 02.07.2012 às 00:33

Caro Luís Ricardo,
Em primeiro "bem-vindo" a este bolg. É um prazer ter por cá alguém que muito admiro.
Agradeço-lhe as informações e cronologia. Confesso que desconhecia boa parte delas.
Vivo a poucas centenas de metros da Lagoa dos Salgados e posso afiançar-lhe que (pelo menos deste lado) é um local fantástico... sempre que por lá passo vejo dezenas de pessoas que como eu aproveitam a paisagem, a natureza e fotografam as inúmeras espécies de aves que por ali pululam. Adoro a Praia Grande... tráz-me à memória as praias da minha infância. A imensidão das dunas, a vegetação rasteira e perfumada, o cheiro a maresia...
Espero que tenha razão e que naquele espaço nada aconteça. Sinceramente acredito que poderemos voltar a ter ali "o berçário para peixes" de que falava e com isso manter um espaço onde todos possamos ver uma praia virgem e maravilhosa... capaz de ostentar uma bandeira dourada.
Nos Salgados, ali mesmo ao lado, temos nesta altura 3 hotéis de 5 estrelas vazios, 0 postos de trabalho e um milhões de euros que haveremos de pagar ditados ao lixo (tal como as Amendoeiras que alguém aqui lembrou)... espero que evitemos isso para Silves.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.07.2012 às 22:11

Óh Luis Ricardo

Esclarece-me aqui uma coisa para ver se eu estou a entender bem? Então os terrenos e a construação dessa megalomania vem do BPN? É dinheiro que todos pagamos? Isso quer dizer que pagamos para esses gajos ficarem com um empreendimento turístico e com o dinheiro?
Sem imagem de perfil

De Luís Ricardo a 04.07.2012 às 07:05

É verdade, esses terrenos servem para justificar alguns milhões que voaram do BPN - as acções da Finalgarve foram compradas ao desbarato: a empresa estava falida. Os promotores -Galilei- avisaram logo no ato da apresentação do projeto que não têm dinheiro para a primeira fase, cerca de 235 milhões de euros e que só lá para 2016, "depois do passar da crise" seria possível pensar na execução da 1ª fase do projeto. A empresa que desenvolveu o projeto junto da Câmara de Silves - Irmãos Cavaco, SA - arguidos no processo BPN, entregou esta mais-valia a Galilei/SLN para justificar os milhões que voaram....
Sem imagem de perfil

De Luís Brás a 01.12.2012 às 09:55

Caro Luís Ricardo,

No exercício do direito de resposta, em nome da Associação Almargem, à qual creio que erradamente se referiu no seu post como Grupo, convido-o desde já conhecer melhor as posições defendidas por esta associação relativamente a Praia Grande (Silves), onde se incluem a Lagoa dos Salgados (Ribeiras de Espiche/Vale Rabelho ) e os Sapais da Ribeira de Alcantarilha, e as quais visaram sempre a defesa dos valores naturais em presença.
Importa-me ainda comentar algumas afirmações por si efectuadas, as quais entendo carecerem de correcção, e que esperamos possam contribuir para uma melhor compreensão deste assunto, a saber:

 Apesar do seu carácter parcialmente artificializado, a Lagoa dos Salgados apresenta uma elevada importância ecológica enquanto reservatório de biodiversidade, albergando valores naturais relevantes para a conservação, particularmente ao nível da avifauna aquática, valores esses reconhecidos comunitária (Directiva Aves) e internacionalmente, mas também do ponto de vista paisagístico.

 Nas duas últimas décadas, a construção de uma pista de aviação, e posteriormente de um campo de golfe dentro da área inundável da lagoa, reduzindo a sua capacidade de retenção, e o aumento da afluência de água proveniente de descargas de Estações de Tratamento de Água Residual - ETAR de Pêra e da Guia, concorreram simultaneamente para a alteração significativa do balanço hidrológico da lagoa e da qualidade da água lagunar, traduzidos, respectivamente, no aumento da frequência dos episódios de abertura da barra e na diminuição da qualidade da água da Lagoa dos Salgados;

A resolução do problema da qualidade e do abastecimento da água da Lagoa dos Salgados dependeu durante muito tempo da descarga do sistema de águas residuais – concretamente da ETAR de Pêra. Tendo em conta a classificação da Lagoa como ‘Zona Sensível’ (desde 1998), que por força da aplicação da Diretiva Comunitária das Águas Residuais, obriga a tratamento superior ao secundário para sistemas de descarga de AR com mais de 10 000 habitantes, bem como a fraca qualidade do efluente tratado naquela, tornou-se necessário proceder a uma melhoria técnica dos sistemas de tratamento;

 Com vista à melhoria do sistema de tratamento intermunicipal dos concelhos de Albufeira, Silves e Lagoa, e não propriamente para salvar a Lagoa, foi firmado um protocolo de execução de um projeto conjunto de interceção e tratamento de águas residuais que permitiria a construção de uma nova ETAR para servir 130 000 habitantes e a desativação da ETAR de Pêra, da ETAR da Orada (dispõe de tratamento secundário e emissário submarino), da ETAR da Galé (que dispõe apenas de tratamento preliminar e emissário submarino) e da ETAR da Guia (a descarregar na ribeira de Espiche, afluente da Lagoa dos Salgados);

Em 2005 foi submetida ao procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental o projeto da ETAR Intermunicipal Poente de Albufeira, o qual se propunha substituir os sistemas municipais anteriormente referidos, e cujo projeto previa que a descarga das águas residuais fosse efetuada no mar, por emissário submarino, que parte do efluente fosse reutilizado na rega de campos de golfe e que fosse igualmente avaliado o impacte das descargas na Lagoa dos Salgados. A ETAR entrou em funcionamento em 2009, tendo-se verificado uma melhoria significativa na qualidade da água da lagoa.

Por último, faço notar que a Almargem expôs já por várias vezes as suas preocupações sobre este assunto junto das entidades nacionais e comunitárias, tendo ainda participado na Discussão Pública do Plano de Pormenor da Praia Grande, ao qual deu um parecer negativo sobre o mega-projecto previsto.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.07.2012 às 21:03

Quantos empregos foram prometidos no projecto das Amendoeiras, em Alcantarilha? E na Fábrica do Inglês?
Vamos vendendo a nossa terra aos especuladores a troco de uns tostões para alimentar dezenas de inutéis chefes de divisão e técnicos superiores, é o que é.
Sem imagem de perfil

De FD a 02.07.2012 às 10:30

Bom Post, bem escrito e esclarecedor.

Dois pontos que me chamaram a atenção nos comentários anteriores.

O primeiro do ex-vereador Manuel Ramos, quando afirma

"..Não votei contra porque não contava ....".

Não percebo isto!!! Então um vereador, como não contava, vota, ou deixa de votar, sem ser de acordo com as suas convicções?

Não quero ser rude,mas nesse caso o que estava lá a fazer?

O segundo ponto diz respeito ao Paulo Silva, quando afirma ter ele tomado mais decisões erradas do que qualquer outro e que por elas pagará.

Perdoe-me a curiosidade, mas estamos a falar do quê?

Tanto quanto sei, o Paulo ainda não andou nas lides dos "mijinhas-pipi" do concelho. Como tal se as "decisões erradas"se devem à esfera pessoal, não são para aqui chamadas e ninguém o terá de julgar, se pelo contrário fazem parte do papel público que o Paulo pretende ter, então era bom que fossem esclarecidas, pelo menos assim todos saberiamos ao que vamos quando aqui assomamos.

Haverá por aí um post catártico na calha?

cumprimentos

FD

Imagem de perfil

De Paulo Silva a 02.07.2012 às 21:59

Caro FD,

Arrependo-me de muitas decisões pessoais mas está certo quando diz que não são essas que aqui menciono. Sem estar directamente ligado a esses que refere (apesar de ter sido militante e ter feito parte de listas) sinto alguma responsabilidade por apoios que dei, por posições que tomei e por votos de confiança em quem não a merecia... também aqui na orla pública já fui muitas vezes injusto com quem não merecia, mas como a alternativa é ficar calado disso não me arrependo (até porque posso sempre reparar).
Sem imagem de perfil

De INFARMED a 02.07.2012 às 14:49

O PS (Partido do Serpa) igual a si próprio.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.07.2012 às 21:08

E qual é a posição do Partido Socialista de Silves a estas posições esquisitas do Partido do Serpa? Será que é: Eu te "perdoou"?!
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 02.07.2012 às 22:02

É bem provável que as posições dos "dois partidos" estejam... "concertadas"... "orquestradas" se quiserem. Sendo o líder o mesmo sujeito é bem provável...
Sem imagem de perfil

De Zé Burro a 02.07.2012 às 23:02

Plano de Pormenor da Praia Grande e o seu Projecto de Desenvolvimento Urbano: um projecto ao nível do espectacular... do tipo Morgado da Lameira, a nova Quinta do Lago, mas que não passa de uma favela fantasmagórica, ou, um projecto ao nível do grandioso, do tipo CS Salgados, encharcado de dívidas e ao abandono... e tudo isso graças a uma receita muito original, algo de nunca proposta antes!!! Vejam só: hotéis 4 e 5 estrelas, uns aldeamentos turísticos, uma zona comercial, umas piscinas, uns campos de ténis e uns campos de golfe... tudo coisinhas que no Algarve nunca se viu em lado nenhum e que noutros país do Sul da Europa também não há!!! Das duas, uma: muita incompetência ou crime... que venha o diabo e escolha!!! Um projecto que contempla 416 empregos directos e 1100 empregos indirectos (LOL) do que serve se vai ter o mesmo fim do CS Salgados, onde não se pagava ordenados aos trabalhadores!!! O que aqui está em causa é apenas o branqueamento de capitais à custa do meio ambiente e da diversidade da flora da Lagoa dos Salgados... O promotor até já anuncia a privatização da Praia Grande (domínio público marítimo)!!! Será que também vão querer privatizar o estabelecimento do Carlos ou vai ter-se de pagar portagem?!? Tudo isto é uma vergonha e o povo tá calmo e sereno... acordem páh, venham para a rua gritar!!!
Sem imagem de perfil

De INFARMED a 03.07.2012 às 00:44

De burro não tens nada
Sem imagem de perfil

De INFARMED a 03.07.2012 às 01:08

Andava aqui a pesquisar e olha só quem é o Presidente do Grupo Galilei - é só copiar e colar no browser:
http://mundoseternos.wordpress.com/biografias/fernando-lima/
Uma biografia interessante e que explica tudo. Isto é peixe graúdo, nestas coisas não há Governo que nos valha, quanto mais Executivo Camarário! De certeza que já temos os Serviços Secretos a ver em que escola andam os nossos filhos.
Sem imagem de perfil

De fernando a 03.07.2012 às 19:10

Arrangem uma euipa de gente séria e honesta, independente para darem a volta a isto que, o povo vota.
Porque o que não existe é alternativa credivel.
Os opurtunistas estão todos infiltrados.
Sem imagem de perfil

De Zé Burro a 03.07.2012 às 19:43

Caro Fernando,

Quem é independente, sério e honesto, nunca se vai candidatar a coisa alguma enquanto as sanguessugas da política e os oportunistas do costume continuarem a rondar no terreno... enquanto os vampiros andarem aí, ninguém se atreverá a avançar!!!
Sem imagem de perfil

De Josémaria a 03.07.2012 às 20:12

O que nos vale é que eles são todos muito católicos. Esse CEO da Galilei é um dos membros de honra da candidatura de Manuel Alegre, tem ligações ao PSD, relações com a Brisa, amigos na Impresa e na Médiacapital. É gente séria. Esta malta da Opus Dei e da Maçonaria é gente bem formada habituada a despir a camisa para dar ao seu igual. Olha se fossem atéus?

Comentar post


Pág. 1/2





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...