Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...





Aqui fica a sondagem divulgada pelo PS e uma pequena análise da mesma, comparada com os resultados de 2009. Deixo o desafio ao António Guerreiro para que comente a sondagem, por certo os leitores do blog agradecem.

 

PS - 31,4%

PSD - 23,9%

CDU - 19,5%

BE - 6,8%

Nulos, Brancos e Não sabe ou Não responde - 18,4%

Se considerarmos o mesmo número de votos brancos ou nulos de 2009 e distribuirmos os indecisos pelos 4 candidatos temos os seguintes resultados projectados:

PS - 35,92% (+ 4,03%)

PSD - 27,34% (- 12,2%)

CDU - 22,30% (+ 3,63%)

BE - 7,7% ( + 1,82%)

 

Em termos de votantes, partindo da mesma abstenção de 2009, isto queria dizer que:

PS - 6.142 votos e 3 mandatos

PSD - 4.675 votos e 2 mandatos

CDU - 3.813 votos e 2 mandatos

BE - 1.330 votos e 0 mandatos

 

Era interessante saber que pergunta foi feita na sondagem, se foi feita uma sondagem também para a Assembleia Municipal (há quem diga que estes números são os números da Assembleia Municipal) e saber a data em que foram feitas as entrevistas. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


32 comentários

Sem imagem de perfil

De António Guerreiro a 21.09.2013 às 23:22

Caro Paulo
Em resposta ao teu desafio. Hoje estive em campanha posso testemunhar alguma sensação em relação aos eleitores.


Estou convencido que a grande maioria dos habitantes do Concelho de Silves só vão decidir o voto na última semana de campanha, porventura só no próprio ato eleitoral. Curiosamente o pessoal mais idoso está muito preocupado com a sua freguesia, o que pode originar um arrastamento de votos.


Do que vejo nas ruas, os eleitores da dra. Isabel Soares continuam a votar no PSD ou, eventualmente, vão para a abstenção e para o voto branco e nulo, mas não se transferem para os outros partidos (com exceção dos jovens laranjinhas da professora Isabel Soares). Estão desacreditadas da política e deste governo nacional. O PSD pode perder uns 1000 a 1500 votos em relação à votação anterior, mas mesmo assim ganhar as eleições. Acredito que o PSD pode ganhar todas as freguesias com exceção de Silves e São Bartolomeu de Messines.


À esquerda temos uma CDU em crescente com falta de garra, pois tirando Silves e São Bartolomeu de Messines continua a ter fraca expressão eleitoral. Pode atingir uns 5500 votos, que podem não ser suficientes para ganhar. Tem garantida a freguesia de São Bartolomeu de Messines.


O PS parece-me muita encenação e pouca aderência ao terreno. Pode acontecer uma diferença muito significativa entre os votos para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal. Pode ganhar a freguesia de Silves, mas quer o PSD como a CDU também podem vir a ganhar a junta da sede de concelho.


O BE pode ter um resultado significativo especialmente nos meios mais urbanos e junto de um eleitorado mais jovem. Penso que poderá aproximar-se dos 2000 votos, o que seria um excelente resultado. 


Neste cenário pode acontecer PSD, PS e CDU com 2 vereadores e BE com um vereador. Uma Câmara Municipal de Silves verdadeiramente diferente.


Tudo pode jogar-se nesta última semana e no nível de abstenção.


Quem ganha? Acho que não está decidido. A desilusão das pessoas com os políticos e as políticas é imensa. Esta descrença parece castigar todos, com especial incidência no PSD e no PS (detentores do poder desde 1975). Prevejo um aumento significativo da abstenção e de votos brancos e nulos. Este descontentamento pode beneficiar o BE como voto marginal de protesto, principalmente entre os jovens e os eleitores mais urbanos.


Como os votos não são elásticos, admitindo que a sondagem representa o eleitorado a 9 de setembro de 2013, acho que ainda está tudo em aberto e os 20% de indecisos poderá fazer a diferença no dia das eleições.     


É o meu comentário.


António Guerreiro
      
Sem imagem de perfil

De Hélio Santos a 22.09.2013 às 15:54

António Guerreiro, gostei muito do seu comentário super honesto e cuja análise me parece acertada! Só há um aspecto que gostaria de rectificar e que tem a ver com o voto da malta jovem, que está consciente que votar na CDU poderá derrubar tanto o PS como o PSD, nestas eleições! O seu voto de protesto na CDU, poderá ser um voto útil para afastar o PSD ou o PS do poder! Olhe bem para as listas da CDU e vai ver alguns jovens independentes, de formação superior, com contactos no meio jovem! Falta saber se essa malta irá votar em massa!!! 
Sem imagem de perfil

De António Guerreiro a 22.09.2013 às 17:19

Caro Hélio Santos


Concordo com a sua análise, a minha dúvida é se a expressão eleitoral da CDU em Silves e Messines é suficiente para ganhar o concelho.


AG

Comentar post





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...