Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...





No rescaldo das Autárquicas 2013, quando as “facas longas” começam a ser puxadas em pelo menos duas sedes partidárias locais, é tempo de postar a minha análise aos resultados. Enquanto alguns dizem que “já esperavam” o resultado destas eleições, eu assumo aqui que fiquei surpreendido. Foi uma boa surpresa.

Na verdade, e tal como aqui escreveu o António Guerreiro, as conversas que ia tendo com as pessoas nas ruas, e com amigos de todas as candidaturas, nas redes sociais ou pelo telefone, diziam-me que a campanha do PS estava a falhar redondamente. Quando, numa terra pequena e sem grandes ligações ao mundo exterior como São Marcos da Serra, idosos comentam a falta de ética da campanha socialista, é caso para se pensar que talvez tenham ido longe demais. À falta de propostas e de ideias concentraram-se em duas questões: apelar ao voto de protesto e apresentar defeitos dos concorrentes.

Mas a famosa sondagem, que dava uma vitória folgada ao PS, fez-me pensar que talvez o “mensageiro moldasse a mensagem” à minha pessoa, transmitindo-me aquilo que eu gostaria de ouvir. Olhando para outras sondagens, que davam boas indicações e sinais claros de que o PS iria ter uma noite triunfal a nível nacional, pensei que a coisa estaria quase decidida. Alguns sinais de confiança que foram chegando de gente da campanha socialista pareciam indicar que me estava a escapar alguma coisa. O próprio cabeça de lista parecia estar apenas focado em Rogério Pinto, com uma atitude de quem já tinha garantida a vitória… ao ponto de, por exemplo, ter enviado SMS a candidatos do PSD a órgãos autárquicos locais, a ironizar com o episódio do Kamov, esperando talvez que lhe retribuíssem a brincadeira.

Ao mesmo tempo que a sondagem fazia crer numa vitória previsível, a vertiginosa vinda a Silves de personalidades centrais do PS demonstrava que nada ainda estava ganho. João Proença (um apoio quase tão bom como o de Arthur Ligne, num concelho que já provou ter memória), Vieira da Silva, António José Seguro, Carlos Zorrinho… foram apenas alguns. A falta de entusiasmo e de pessoas nessas sucessivas visitas diziam que algo estava errado. E estava. A “Confiança na Mudança” não passou afinal de “Excesso de Confiança na Mudança".

 

 

Do lado do PSD as coisas sempre me pareceram mais claras. Com o fim de ciclo Isabel Soares, a insatisfação generalizada da população contra o Governo, as dificuldades de afirmação de Rogério Pinto como líder, a fraca qualidade das listas apresentadas (com militantes importantes a ficarem de fora) e as lamentáveis cenas do verão em Armação de Pêra, a derrota era o resultado que reunia maior probabilidade. As ruas confirmavam essa minha ideia e apenas alguns elementos do aparelho laranja aparentavam estar confiantes na vitória. Além disso, tal como nos tempos de Isabel Soares, a máquina do PSD começou a campanha muito tarde… o que para um Presidente com apenas 12 meses de activo e ainda desconhecido em algumas zonas do concelho me pareceu errado.

De qualquer forma a campanha do PSD foi leal, concentrando as suas atenções nas freguesias onde se reunia o eleitorado mais fiel e deixando de parte (ou pelo menos dedicando menos tempo) Messines. Algo que não é novidade no PSD.

A CDU fez uma campanha em crescendo, bem planeada, com objectivos bem definidos, com humildade e muito trabalho. Sem ter ainda (porque até é normal que assim seja) uma liderança carismática, apostou no trabalho de equipa. Gastando menos do que as outras duas principais candidaturas conseguiu envolver mais pessoas. Passou para o exterior duas mensagens importantes, que encaixaram como uma luva nos anseios da população e nas expectativas que todos tinham para estas eleições: “esta é a única candidatura que na realidade configura uma mudança”; “esta é uma candidatura acima de um partido, repleta de independentes e gente com provas dadas a servir as populações desinteressadamente”.

Como o trabalho de casa estava bem feito (desconfio que há dedo do Francisco Martins nisto :) ) focou-se em Messines e Silves, com “tiros certeiros” nas outras freguesias onde foi capaz de auto-reconhecer algumas limitações. Uma estratégia que resultou em pleno e que comecei a ver com maior clareza quando, perto das 20H, recebi os resultados de São Marcos da Serra: vitória do PSD para a Junta de Freguesia e da CDU para a Câmara Municipal! Nunca esqueçam que a votação de São Marcos da Serra para a CM sempre foi um excelente barómetro.

O BE teve um papel importante nestas eleições. Acredito que contribuiu imenso para os resultados, não pela sua votação, mas sim pelo trabalho de “despertar” as mentes silvenses para a necessidade de uma mudança. O David está de parabéns. Marcou o seu espaço, marcou a diferença… merecia ser eleito para poder contribuir mais activamente. Infelizmente, tal como aqui escrevi, o BE tem um espaço político exíguo em Portugal e David Marques foi a votos sem o apoio que merecia.

Espero sinceramente que esta equipa eleita dê o seu melhor. Tenho a certeza de que terão a capacidade, o conhecimento e o apoio de todos aqueles que, antes das suas ambições pessoais, querem o melhor para o concelho de Silves. Quero também felicitar todos os candidatos eleitos e agradecer a todos os que, com os valores da ética e a sua terra em primeiro lugar, participaram nestas eleições. Bem hajam. 


PS. Fiquem atentos, teremos declarações importantes neste blog para breve.

Autoria e outros dados (tags, etc)


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Luke Skywalker a 01.10.2013 às 19:03

Só te enganas-te numa coisa Paulo, a CDU foi a campanha que mais gastou, alias podes confirmar isso no facebook do bloco de esquerda, mas eu deixo-te aqui os links:


PSD - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200774382018276&set=o.649301021763557&type=1&ref=nf (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200774382018276&set=o.649301021763557&type=1&ref=nf)


BE - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200774384658342&set=o.649301021763557&type=1&ref=nf (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200774384658342&set=o.649301021763557&type=1&ref=nf)


PS - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200774380138229&set=o.649301021763557&type=1&ref=nf (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200774380138229&set=o.649301021763557&type=1&ref=nf)


CDU - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200774378738194&set=o.649301021763557&type=1&ref=nf (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200774378738194&set=o.649301021763557&type=1&ref=nf)


Tenho que fazer outro comentário, sendo imparcial e não a favor de nenhum candidato, o que é certo é que muito se falou mal de Fernando Serpa, foi quase um bode expiatório para os problemas que o conselho tem tido, o que visto de fora é completamente surreal. 


Ainda mais, sei que a campanha do PS tinha em poder material para expor os sujos de todos os candidatos, e não o fez, talvéz não quizessem realmente jogar sujo como os outros.


Para não falar do dito papel que andou a circular sobre Fernando Serpa, que a mim ninguém tira da cabeça que teve mão de um outro partido nas sombras.


E essa história da foto do Serpa com um folheto do Rogério, e as mensagens a mim não me parece nada mais que brincadeira, talvez de mau gosto, mas apenas brincadeira.


Por outro lado, sei que a Srª Rosa Palma andou a enxovalhar a familia de Fernando Serpa. Isto para mim diz-me muito sobre a futura presidente de câmara.


Claro que o abuso do Serpa com a voz de silves também é de lamentar. 


Mais alguns vira casacas e facadas que Fernando Serpa foi recebendo pelas costas. Penso que tudo isso contribuiu de alguma forma para os resultados.


Bem isto são alguns pontos e a minha opinão do que tenho visto, sendo exterior a qualquer campanha, e sem tomar partido de alguém. Não sei se estarei errado ou certo, não é isso que desejo.


Só desejo que o Concelho de Silves entre nos eixos


Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Tom Joad a 01.10.2013 às 21:52

Fica tão mal atribuir as responsabilidades aos outros na hora da derrota! Depois de ter lido este comentário, fiquei a saber que o F. Serpa é um santo e que se portou sempre muito bem durante a campanha! 


Não tomem as pessoas por parvas... as pessoas de Silves, Messines e São Marcos da Serra conhecem o F. Serpa, e foi esse o factor determinante para que não votassem nele! 


A História da foto do Serpa com um folheto do Rogério foi brincadeira?!? Esta afirmação é tão ridícula e grotesca que dispenso-me de a comentar, porque a foto em causa diz tudo!


O que eu tenho reparado é que tem havido muitas pessoas que têm feito insinuações falsas contra a vencedora das eleições, o que é manifestamente vergonhoso! Há que saber perder com dignidade... Até acho que as pessoas têm que passar a mentalizar os destinos do país não podem ser só PSD e PS, sob pena de nunca mais sairmos vivos da merda em que nos encontramos!


Apetece-me também perguntar ao comentarista anterior se ouviu alguém da CDU a chamar a atenção para o facto de terem sido cirurgicamente vandalizados três cartazes da CDU, para ridicularizar a Dr. Rosa Palma, em Armação e Silves?!?


E será que alguém ouviu a CDU acusar algum candidato dos outros partidos, quando é sabido que um deles, especialista em campanhas sujas, que me dispenso de identificar, por ser conhecido de todos, andava a dizer pelas costas da Dr.ª Rosa Palma que ela era isto e aquilo?!?


Basta também dar um passeio pelo concelho fora para perceber quem gastou mais na campanha, não venham agora com papéis esquisitóides tapar o sol com a peneira, e quando o que interessa agora saber é isto: 


Vai ter o F. Serpa a umbridade suficiente para renunciar ao mandato, depois de todo este fracasso? ou quererá ele ficar agarrado ao lugar de vereador, impedindo que outras pessoas do PS mostrem o seu valor, pensando desde já nas próximas autárquicas?


O Dr. Rogério Pinto, depois de tantos anos no poder, irá também ele renunciar ao mandato de vereador, deixando que os promissores Maria Graça Neto e Joaquim Gonçalves, pessoas da sua confiança por razões de excelente prestação de serviço público, assegurem o futuro da acção política do PSD nos próximos anos?


É isto que cabe aos protagonistas responderem, demonstrando se estão ou não agarrados ao poder, prejudicando o futuro dos seus partidos!!! 


Tudo o resto é conversa da treta de maus perdedores, que nunca ficarão para a história!
Sem imagem de perfil

De Luke Skywalker a 01.10.2013 às 22:39

Responsabilidades, não estou a dar a ninguem, a Rosa Palma ganhou e ganhou bem, agora o que é certo é o que gastaram e o que falaram e que por acaso estava presente nesse momento, por isso meu caro, a minha opinião é a minha opinião. E exigo que a respeite da mesma forma que respeito a sua.
Sem imagem de perfil

De José C. a 02.10.2013 às 00:01

Vê-se logo que não conheces a Rosa. Ela nem enxovalhou o Serpa quanto mais a familia dele. 
O que acho fantástico é o "sem tomar partido de ninguém". Eu até fico parvo com tanta isenção...
Quanto aos gastos da campanha aquilo que me diz respeito é o dinheiro do erário publico que é canalizado para os partidos, e aqui o PS Silves ter tido 42.000€ do NOSSO dinheiro para gastar, é escandaloso. Também gostava que me dissessem como é que os 20 e tal outdoors que o PS teve no concelho só custaram 7000€ quando sabemos que um outdoor daqueles custa 1000€.
A não ser que o balancete dos gastos da campanha seja feito pelo mesmo que "brinca" com o tribunal de contas...
Sem imagem de perfil

De morador que passou nas rotundas do conce a 01.10.2013 às 22:21

Francamente!!! Diz este Sr. ou Sr.a que a CDU foi quem mais gastou na campanha??? Estaremos todos cegos ou não estamos a falar da campanha no concelho de Silves. Os outdoors seja do PS ou do PSD eram 3 ou 4x maiores que os da CDU.
A partir daqui penso que nem vale a pena comentar mais nada, como diz o outro: para bom entendedor meia palavra basta!
Sem imagem de perfil

De Luke Skywalker a 01.10.2013 às 22:34

Voces por acaso viram as imagens, estas não são do Serpa, são do bloco de esquerda e metidas lá por pessoas deles, só estou a relatar o que vi, se não gostam é problema vosso.
Relativamente ao Dr Serpa renunciar o cargo só o mesmo poderá responder a isso, eu não sou próximo dele por isso não sei.
Sem imagem de perfil

De Luke Skywalker a 01.10.2013 às 22:44

Pois eram maiores os outdoors, mas qualquer cego vê que a CDU em vez do tamanho apostou na quantidade, basta em silves percorrer a avenida e contar quantos lá estão. E isso não quer dizer que tenha gasto menos que o PS. Fica o alerta
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.10.2013 às 09:31


Só uma informação meus senhores, e esteve disponivel no (insuspeito) jornal Público, através de dados a que o mesmo jornal teve acesso junto dos partidos. Trata-se do orçamento para camapanha:

PS: cerca de 56 000 Euros
PSD: Cerca de 18 000 Euros
Os outros não tinham dados, mas eram representados por um circulo proporcional, sendo que deduzo que a CDU andou um pouco mais acima do que os 18 000 euros do PSD,  ainda que muito longe do orçamento do PS.


Sem imagem de perfil

De Gouveia a 01.10.2013 às 23:35

Vou-te dar um conselho (houve malta do teu partido que fez isto há 4 anos e resultou).
Quando estiveres a destilar ódio desta maneira e a azia não te largar, vai à varanda da tua casa e grita com toda a força... DAQUI A QUATRO ANOS HÁ MAISSSSS.....
De certeza que vais-te sentir bem melhor. Eu com o Sporting costumo fazer isso só que é "para o ano há mais" e a coisa até resulta.
ACREDITA.
Sem imagem de perfil

De Luke Skywalker a 01.10.2013 às 23:39

Não tou a dizer que não tenha resultado, agora não penses que sou do PS ou do PSD... fica a dica
Sem imagem de perfil

De Chico a 01.10.2013 às 22:20

Muito doutor há em Silves.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2013 às 22:44

E eu que pensava que a campanha já tinha terminado!
Sem imagem de perfil

De Luke Skywalker a 01.10.2013 às 22:53

Mas qual campanha, tá tudo louco ou quê, só relatei o que vi no facebook do bloco de esquerda, agora querem calar-me? Não gostam? Temos pena
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2013 às 23:04

"Por outro lado, sei que a Srª Rosa Palma andou a enxovalhar a familia de Fernando Serpa. Isto para mim diz-me muito sobre a futura presidente de câmara."
esta é uma frase transcrita do seu comentário, Se não é campanha é o quê?
Sem imagem de perfil

De Luke Skywalker a 01.10.2013 às 23:35

Uma afirmação, porque se calhar até fiz parte da campanha da Rosa Palma e não gostei de algumas coisas, e esta heim.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2013 às 23:54

Não continues, não vale a pena já todos percebemos. Segue o concelho do Gouveia que isso logo passa.
Sem imagem de perfil

De Manuel Ramos a 02.10.2013 às 00:47

Basear a conversa/discussão num documento que de forma pouco muito pouco feliz, e até pouco consentânea com o seu "modus operandi", o BE resolveu publicar no FB (como se ele não fosse por lei público!), isolado (sem ter tido coragem para ao lado colocar  as suas próprias contas), é viciar desde logo qualquer conversa.
Sendo óbvio que não foi, de longe, a CDU quem mais gastou na campanha, deixo aqui o repto que pode pôr fim à especulação. Já que a CDU ( ainda que não saiba se aqueles valores são realmente os correctos) tem os dados publicados, venham de lá todos os outros, ao cêntimo, se tiverem coragem para isso. Depois voltamos a falar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.10.2013 às 01:05

Que conversa que aqui vai. Mas Manuel Ramos, o outro Sr no primeiro comentário meteu o link para as contas de todos os partidos, agora saber se é real ou não isso já não sei
Sem imagem de perfil

De Joana Cabrita a 01.10.2013 às 22:51

Acho que os resultados destas autárquicas para o concelho de Silves representam a mudança. Finalmente as pessoas começaram a votar pelos candidatos e pelas suas propostas, e não pelos partidos em exclusivo. Espero que tudo corra pelo melhor nos próximos tempos e que o concelho mostre que tem muito para dar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2013 às 23:29



Parabéns aos vencedores destas eleições 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.10.2013 às 00:28

Parabéns à Dra. Rosa Palma pela grande vitória, pela humildade demonstrada e pela correcção como fez a sua campanha.
Penso que a Dra Rosa Palma pertence a uma nova geração de politicos mais acessíveis, que valorizam as suas qualidades em vez de rebaixar os outros, que têm virtudes que demonstram ao longo dos 4 anos e não em um ou dois meses das eleições como os outros candidatos que começaram a cantar de galo cedo de mais, com uma simpatia forçada e que deu no que deu.
Parabéns e Força.


Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.10.2013 às 00:56

Faltou no comentário anterior dar os parabéns pelo excelente artigo (post)!
E pelo trabalho de acompanhamento destas eleições. Isento, pois feito, desde logo, com manifesta declaração de interesse.
Obrigado.
Sem imagem de perfil

De Manuel Ramos a 02.10.2013 às 00:59

Não assinei o comentário. Peço desculpa.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.10.2013 às 11:11

Só na sondagem o PS gastou mais que a CDU em toda a campanha. Um outdoor daqueles dá para meter mais de 200 cartazes. Além de muito mais baratos não têm custos de colocação porque o trabalho é feito pelo partido. Isso fora todo o investimento que não se sabe.
Sem imagem de perfil

De Xalana a 04.10.2013 às 00:24

Aposto o que quiserem que o F. Serpa não vai renunciar ao mandato! A CM de Silves é como se fosse a segunda casa dele... quem fez 20 anos, faz mais 4, não custa nada! Umas senhas de presença compensam bem a falta de clientes no escritório de advogado, em altura de crise! A justificação para continuar: não posso desiludir aqueles que votaram em mim! O futuro pós-Serpa do PS fica adiado e partido agonizará ainda mais!

Comentar post





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...