Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...



subscrever feeds



Outras das pessoas que prontamente acedeu ao meu convite foi o Dr José Paulo Sousa, ex-vereador do PSD na CMS, actual Presidente e dinamizador da Associação Amigos de Messines e, entre muitas oiutras coisas, influente comunicador que "deambula" entre Messines e Silves. O meu agradecimento pela honra que me concedeu em partilhar neste blog a sua opinião.


antes de escrever quero fazer uma declaração de princípios...

 

este texto representa o pensamento de alguém que acredita que os sacrifícios que estão a ser feitos, são necessários.

de alguém que tem e assume uma visão neoliberal da economia e da politica e que tem uma aversão quase endémica ao Estado Social.

de alguém que tem, também, duas qualidades/defeitos;

aceita as ideias dos outros, mesmo não concordando com elas e diz abertamente aquilo que pensa seja politicamente correcto ou não.

nas linhas abaixo vai o que penso sobre a votação do dia 29 de Setembro no concelho de Silves.

 

no passado domingo o povo votou, no concelho de Silves, como votou em mais trezentos e sete concelhos.

 

no nosso torrãozinho ao contrario do que se diz aí não foi a CDU da Dr.ª Rosa Palma que ganhou, essa obteve escassos 5495 votos, quem ganhou foi o poderosíssimo partido da abstenção que arrasou com 14703.

dá que pensar!

se a estes se juntarem os 686 votos brancos e os 470 votos nulos, preto no branco de 30547 eleitores 25053 não votaram CDU nem na Dr.ª Rosa Palma.

 

podia fazer o mesmo exercício para os outros dois candidatos e a situação ainda seria mais gravosa ...

 

podemos ver isto por outro prisma as politicas que a troyca impõe ao povo Português foram sufragadas por 52,94 dos votantes soma das votações e percentagens dos Partidos do centrão PS e PSD, isto apesar de imensamente criticadas e empoladas pela comunicação social, avida de noticias e de sangue o povo Português é um povo tendencialmente honesto e que sabe que tem de pagar o que deve.

 

e dito isto, o povo de Silves alheou-se do futuro do concelho 48.13 não se dignaram a ir ás urnas e 7.29% deram-se ao trabalho de lá ir sem escolherem ninguém dos que se candidataram.

 

só posso dizer está bonito está.

 

ganhou a CDU e a Dr.ª Rosa Palma, porque conseguiu capitalizar o descontentamento das inevitáveis politicas de ajustamento impostas pelo governo central, esse mérito teve-o; conseguir capitalizar, mas também não se pode esquecer duas, ou três variantes;

 

- o concelho de Silves é um concelho sociologicamente de esquerda.

 

- a ultima força politica a governar ,antes dos dezasseis do governo da Dr.ª Isabel Soares, foi a CDU.

 

- o protesto de uma franja , mais ideologica do eleitorado ia no sentido de fossem quais fossem os candidatos apresentados pelo PSD, pois que o CDS/PP quase não existe, tinha que penalizar esses candidatos ou seja, o povo pensou e quanto a mim erradamente, podes até ser o melhor candidato, mas és da cor do Governo , não posso penalizar o Governo logo penalizo-te a ti.

 

por isso para quem tivesse olhos de ver saberia à partida que o desgaste do Governo;

o quase desmantelamento do PSD a nível local, pois que a politica da Drª Isabel Soares de se incompatibilizar ou ostracizar todos os quadros que com ela trabalharam ao longo dos anos deixou um vazio de experiencia e conhecimento, que não foi nem de perto nem de longe superado pela avalanche de apaniguados novinhos, com muita formação mas sem experiencia de vida;

mais a fraquíssima qualidade das listas apresentadas, excepção feita ao Professor Rogério Pinto, ao Sérgio Antão e ao Luís Cabrita, levaria a uma mudança de cor politica na Câmara Municipal, restaria saber que a cor seria Rosa ou Azul , longe vão os tempos em que o PSD era Laranja e o PCP Vermelho ...

 

o trabalho era das máquinas partidárias.

pois que as propostas eram, no meu modesto entendimento, muito iguais e quem é que perde tempo a ler aquelas letras pequeninas.

os candidatos, que sobravam e não contabilizo o David do Bloco de esqueda que não entrava desde logo nestas contas, eram os dois credíveis, tinham ambos anticorpos e combatiam para capitalizar os votos dos desempregados e dos descontentes e desiludidos com o PSD.

era um trabalho de paciência ... acho que ambos os candidatos a tiveram.

sobrava uma variante, o partido de onde cada um era oriundo, será que a Rosa segurava os votos da CDU? será que o Serpa segurava os votos do Partido Socialista?

 

aqui, uma vez mais no meu modesto entendimento, residiu uma das  razões da vitória da Dr.ª  da Rosa Palma.

os comunistas ( e não é depreciativo o titulo) são fieis ao Partido, depois de escolhido o candidato porfiam no mesmo sentido e ponto final honra lhes seja feita nisso , como certamente em outras coisas, são bons tem uma militância exemplar.

o Partido Socialista, daquilo que me deu a entender, pareceu um saco de primas donas com um instinto de lacrau, o Serpa não foi aceite, não sei e nem tenho de saber porquê por uma parte do Partido e quando há contra correntes , não há Vieira da Silves , Seguros  ou Zorrinho que valham, uma parte do partido socialista , não trabalhou nem votou Fernando Serpa.

 

por isto posso afirmar o PSD apesar da valia do seu candidato, trabalhei com ele 5 anos sei do que falo, estava condenado.

 

a professora Rosa Palma e a maquina bem oleada da CDU trabalhou porfiou e ganhou , os meus parabéns ,aliás bem cedo endereçados.

 

o PS autoflagelou-se e perdeu uma oportunidade de ouro para reocupar uma câmara que lhe foge desde 1993 do mandato José Viseu/Francisco Matos.

 

honra aos vencidos, gloria aos vencedores.

 

a vencidos e vencedores tomem em atenção o fortíssimo cartão encarnado que levaram do concelho via abstenção e votos brancos/nulos.

 

para concluir posso dizer a vitória da cdu foi mais uma vitoria de transpiração que de inspiração, mas isso é o meu pensamento só isso.

 

até já!

José Paulo Sousa

Autoria e outros dados (tags, etc)


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Santos a 09.10.2013 às 03:55

O comentário do José Paulo Sousa tem algumas incoerências:
1º Se o eleitorado comunista "fiel" deu a eleição à Rosa Palma, onde estavam eles há 4 anos? É que teve metade dos votos... e não me parece que o "eleitorado fiel" sejam jovens na 1ª votação.
2º Pelas minhas contas, de matemática do 9ª ano, o montante envolvido no caso Viga de Ouro dava para pagar 3.333 RSI's durante um ano. Porque é que não critica os Vigas de Ouro que existem de norte a sul de Portugal e vai criticar os 200 euros do RSI?
3º Eu, e praticamente todos os Portugueses,  pago IVA, IRS, IMI, IUC, Imposto de selo, Imposto s/ combustiveis, Imposto s/ tabaco, Imposto s/ alcool, imposto s/ mais valias (este infelizmente nem por isso), taxas camarárias, etc...
Será que isto não é suficiente para ter algum benefício do chamado estado social?
Ou será que o que descontamos é para pagar as "alcavalas", os ordenados chorudos, os BPN's, etc, e o estado social tem que ser pago à parte?
Não conheço pessoalmente a Rosa Palma, mas aguardo com alguma espectativa o decorrer do seu mandato. Acho que, pelo menos, podemos ficar todos bem mais informados em relação aos 16 anos de governação PSD no n/ concelho.      
Imagem de perfil

De José Paulo de Sousa a 09.10.2013 às 09:33

Sabe ler ? leu com atenção? (1)


" ...ganhou a CDU e a Dr.ª Rosa Palma, porque conseguiu capitalizar o descontentamento das inevitáveis politicas de ajustamento impostas pelo governo central, esse mérito teve-o; conseguir capitalizar..."
Sabe ler ? leu com atenção? (2)



"...que não foi nem de perto nem de longe superado pela avalanche de apaniguados novinhos, com muita formação mas sem experiencia de vida;"
Imagem de perfil

De José Paulo de Sousa a 09.10.2013 às 09:45

2º Pelas minhas contas, de matemática do 9ª ano, o montante envolvido no caso Viga de Ouro dava para pagar 3.333 RSI's durante um ano. Porque é que não critica os Vigas de Ouro que existem de norte a sul de Portugal e vai criticar os 200 euros do RSI?



depois de ter ouvido falar muito no "caso" Viga d ouro e ter sido até crucificado em praça publica vou só dizer-lhe duas pequenas coisas ou melhor três:
1º sempre dormi sossegado;
2º infelizmente o processo prescreveu;
3º sabe qual era afinal a única acusação ( não provada) que o MP me fez? " ... ter tido conhecimento e nada ter feito para evitar..." não se diz em lado algum pagou, mandou pagar, adjudicou, mandou adjudicar ... e para terminar depois de ter sido digo o uma vez mais crucificado na praça publica , indaguei e fiquei com a sensação que todas as obras foram feitas e que se gastou se calhar mais com advogados do que se vai pagar de juros.
Mas um dia para já se calhar é cedo falarei sobre isto pois hoje já falei mais sobre o "caso" Viga d ouro do que em 7 anos de enxovalho ... fique bem que eu também ficarei. 
Sem imagem de perfil

De Paulo Santos a 09.10.2013 às 12:06

Caro senhor, perdoe-me a minha ignorância mas só ao ler a sua resposta reparei que teve algo a ver com essa situação (Viga de Ouro) e depois é que lí nos outros comentários que há quem o associe ao caso. Como estou afastado do n/ concelho corro o risco de falar ou escrever sobre assuntos sem conhecer os intervenientes e depois dá nisto. Só comparei os gastos do erário público com o Viga de Ouro porque foi o caso mais mediático de lesa património (CMS, subentenda-se), e penso que este tipo de situações custam mais ao contribuinte do que os RSI e outros subsidios que, tudo bem, podem ser questionados. 
Uma coisa pode ter a certeza, se soubesse que o José Paulo Sousa estava relacionado com essa situação não o teria mencionado, pois acho deselegante esse tipo de abordagem, à moda de "linchamento em praça pública".
Peço desculpa pelo sucedido. 
Sem imagem de perfil

De The Punisher a 09.10.2013 às 23:41


Caro Dr. José P. de Sousa, se V.ª Ex.ª foi crucificado na praça pública, das duas uma: está implicado no caso Viga D´Ouro (não há fumo, sem fogo, lá diz o povo) ou a Dr.ª Isabel Soares precisava de um borrego de sacrifício e você teve a felicidade de ter sido o escolhido para desempenhar o papel!


O que vale é que, perante o caso Viga D´Ouro, o Dr. José P. de Sousa sempre teve um sono tranquilo... olhe, aposto que a malta do BPN, dos Submarinos, dos Alcochetes, também dorme muito tranquilamente todas as noites!


Só não percebo o porquê de V.ª Ex.ª ter ficado muito triste por o processo crime do Viga D´Ouro ter ficado prescrito, se provavelmente, como homem das leis que é, não deve ter hesitado um só segundo em invocar a seu favor a prescrição dos crimes de que era acusado?!? Há quem diga que as prescrições só aproveitam aos malfeitores, porque o crime está lá, só que deixa de ser punido, só porque os processos ficam paradinhos por obra do espírito do santo... pelo menos, é o que os seus colegas das leis dizem na TV!


Já agora, Dr. José P. de Sousa desafio-o a publicar no seu blogue a malvada da acusação do Ministério Público! Certamente que o ajudaria a limpar a sua imagem?!? Ou será que alguma coisa deve ficar no segredo do processo? Quem não deve, não teme, é o que se costuma dizer!


O que é lamentável é que alguém tenha ousado acusá-lo de ter tido conhecimento e nada ter feito para evitar o Viga D´Ouro?!? Já percebi que, para sua Ex.ª, isso não é crime, pois não pagou, não mandou pagar, não adjudicou, não mandou adjudicar... mas sabia, podia ter evitado, mas nada fez, não se importou, conformou-se, deixou acontecer, aceitou tanto a acção, como o seu resultado final, agora à vista de todos... 6 a 10 milhões de euros de buraco nas contas da câmara! Isso não é ser, pelo menos, cúmplice da coisa?!? Com políticos destes, não admira que o país e o concelho tenham batido no fundo!


Fico feliz por ter indagado e ter ficado com a sensação que todas as obras foram feitas... é que o problema são mais as obras que poderiam ser feitas com os tais 7 ou 8 milhões de euros pagos a mais no caso Viga D´Ouro e que já não vão poder ser feitas, porque o dinheiro vai ter de entrar nas remunerações e prémios dos administradores da banca e dos advogados do caso Viga D´Ouro!


Como diz a malta nova: Tá-se bem, ó bacano!
Sem imagem de perfil

De chico a 10.10.2013 às 08:32

Viga d'ouro é um nome engraçado, gosto mesmo.

Não me foi passada procuração para o efeito, mas vou sair em defesa do Dr José Paulo.

Eu não sei se ele sabia ou não sabia o que se passava, nem gosto de ver ninguém acusado sem provas. E como ando sempre a leste nestas coisas, também não percebo porque acusam o Dr destas coisas da viga d'ouro. Mas porque razão é que ele tinha de saber o que se passava lá no estaleiro da CM?

Vocês e o senhor "the punisher" em particular, deviam era pedir contas ao vereador com o pelouro das obras da altura, esse sim, é que deve saber o que se passou. Por isso perguntem-lhe.

Ele, o dito vereador das obras, e a presidente não podiam ignorar o que se passava, pois tanto um como o outro, não podem ter passado 4 anos na CM e não ter percebido que andavam a ser comidos, a não ser que fossem incompetentes ou pior, coniventes.

Por isso, deixem lá o Dr José Paulo em paz e vão falar com o outro, o das obras.

Já agora se alguém souber quem era o vereador das obras que diga, porque eu não sei quem era e até estou a ficar curioso.

Mas acredito que tudo isto tem uma explicação simples. A prová-lo está o facto de a presidente até ter sido recompensada e ter ido para as águas do algarve, com carro oferecido e tudo.

Acham que alguém dava um cargo destes a um pessoa incompetente ou conivente com aldrabices?

tenham juízo...e fiquem bem.
Sem imagem de perfil

De UM MUNÍCIPE a 10.10.2013 às 16:35

Caro CHICO e demais


Sabia que o Vereador responsável pela área financeira, na altura do chamado caso Vigad'ouro, era José Paulo de Sousa?.
Sabia que têm andado a esconder cerca de 3 milhões de euros deste caso e que os mesmos foram "negociados" na Caixa Agrícola de Messines, onde JPS fazia parte da direcção?
Sem imagem de perfil

De chico a 10.10.2013 às 18:56

Caro Munícipe,

Pois isso não sabia. Nem uma nem outra. Quer dizer que o Dr era o que passava os cheques ao das obras?

Neste caso vou ter de acrescentar uma outra categoria às que apontei anteriormente.

Das três uma: ou o Dr foi conivente, ou foi incompetente ou então, foi crédulo, ingénuo, por ter acreditado no outro das obras. Como ele afirma sempre ter dormido descansado, vou mais para esta última. Serve-lhe de aviso, nunca confiar em ninguém. Há aldrabões em todo o lado.

Quanto ao assunto da caixa agrícola de messines. Nem sei o que lhe diga, a ser verdade, mostra uma vez mais que aldrabões não faltam em Portugal.

Mas, mais uma vez, estou certo que tudo isto não passa de coisas qu eo povo diz e que o Dr. terá uma explicação simples para tudo isto, e que oportunamente mostrará.

A verdade vem sempre ao de cima. Confiemos.

fiquem bem
Sem imagem de perfil

De Tom Joad a 10.10.2013 às 21:53

Os comentários do Dr. Zé Paulo de Sousa, dissimulado de Chico, são mesmo muito engraçados! É um fartote! Pegando na deixa de um comentário anterior, apetece-me perguntar se o Dr. Zé Paulo de Sousa tomou a iniciativa de processar o seu advogado, por este ter invocado - contra a vontade do seu cliente e arguido Dr. Zé Paulo de Sousa - a prescrição do processo crime do caso Viga D´Ouro?!? 


Só uma pequena chamada de atenção: a prescrição não prova que o crime não foi cometido pelo acusado... e se o Ministério Público acusou, é porque os indícios eram mais do suficientes ao ponto de uma condenação em julgamento ser mais provável do que uma absolvição! 


Chico, desculpe, Dr. Zé Paulo de Sousa agradeça à Dr.ª Isabel Soares, fica-lhe bem, porque se não fosse a sabedoria e os conhecimentos desta senhora, o processo Viga D´Ouro não tinha ficado congelado para se obter uma bela de uma prescrição! 
Sem imagem de perfil

De chico a 11.10.2013 às 08:40

Caro Tom,

sou eu o chico.

Vocês são mesmo umas línguas viperinas, agora deu-vos para tomar o Dr de ponta e pronto, acusam-no de tudo.

Veja lá do que você se lembrou. Que eu era ele, o Dr, mas dissimulado. Lá isso cabe na cabeça de alguém? Acha que o Dr. escreve como eu, já reparou bem? O Dr. é um homem de leis, logo comuma escrita muito mais elaborada e complexa.

Tudo isto porque eu apontei o óbvio, que o Dr não estava nas obras. Logo o responsável tem de ser outro e o Dr. não poderia saber o que lá se passava.

Façam como eu vos digo. Vão falar com o das obras e deixem o Dr. em paz, que quando muito, terá sido, digamos, apenas um pouco inocente.

Mas ele acabará por esclarecer tudo isto e o ainda se irão arrepender de todo o mal que lhe têm feito.

Quem sabe ainda até o irão ainda eleger para um cargo municipal.


A justiça tarda mas não falha.

Fiquem bem.

chico.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...



subscrever feeds