Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...





Um dos comentadores do blog “Cidadania” - que recomendo vivamente pela grande qualidade e clarividência que o(s) seu(s) autor(es) colocam nos posts – dizia que via Armação de Pêra como uma “vaca” que sustenta Silves. Julgo que queria dizer a “cidade” de  Silves (tenho sempre alguma dificuldade em chamar cidade a Silves, vá-se lá saber porquê) mas até admito que assim seja em relação a todo o concelho.

 

De facto, tirando Armação de Pêra, apenas Messines podia assumir o papel de “financiador” da Câmara local (que, diga-se, já assumiu por largos anos). Esta observação de Francisco Santos deixou-me a pensar e forçou-me a dar-lhe a razão. Messines é hoje uma “lástima”… uma “vaquinha moribunda”… sem leite e cheia de “moscas”. A forte vocação comercial que tínhamos (éramos a freguesia com mais pequenas empresas e comércio) desapareceu e as explorações agrícolas há muito que andam pela “hora da morte”. De quem é a culpa?!!

 

Em parte será da mudança de tempos e da inadaptação dos messinenses às novas realidades, reconheço. Mas, outra parte há-de ser da “estratégia” suicida deste executivo, que aposta no turismo para desenvolver a região serrana quando, a 15 minutos de carro, está montada uma poderosa máquina turística capaz de “sugar” tudo o que se faça em redor.

 

Há pouco mais de 1 ano estive no norte de Itália e, na região de San Remo (uma espécie de Albufeira do Mediterrâneo) encontrei pequenas aldeias e vilas do interior que prosperavam fazendo do comércio, da agricultura, da indústria e dos serviços os seus únicos sectores de actividade. Não vi por ali uma estalagem, um hotel, um parque de diversões e, vi-me grego, para encontrar um museu. A própria cidade de San Remo, apesar das praias, do casino e do Mediterrâneo à porta, era rodeada por estufas e campos agrícolas e tinha um porto de pesca de apreciável dimensão e dinamismo. Segui depois para Veneza e em redor apenas encontrei cidades industriais e pequenas localidades rodeadas por campos de cultivo e estufas. Veneza é um bom exemplo do que pretendo transmitir. Será que alguém acredita que um turista vai a Veneza para conhecer os museus e pernoitar nas estalagens de San Doná de Piáve, Conegliano ou Montebelluna??! Nem se lembraria disso. Nem saberia que estas cidades existem e ficam ali por perto e, se ousasse alugar um carro para dar um “giro”, provavelmente não iria à procura de Museus ou Estalagens mas sim de pessoas e da Itália dos italianos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


14 comentários

Sem imagem de perfil

De Gupy a 20.03.2007 às 22:13

OK Paulo Silva , Armação de Pêra não é bem a mesma coisa que San Remo , pelo menos em matéria de notoriedade internacional , provávelmente até será melhor em termos de qualidade de praia, pois não conheço nesta Europa muito melhor do que o nosso Algarve ( e não ALLGARVE) no que diz respeito a praias . Mas não tenhamos dúvidas de que neste momento Armação é realmente a grande " VACA " deste concelho e curiosamente e mesmo assim contínua a ser muito maltratada por quem lhe tira o leite...
Quanto a Messines ... já aqui o dissémos várias vezes ... vai continuar eternamente esquecida e ignorada por esta orientação política!!!
Já agora Sr. Tony , é de Messines ?
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 20.03.2007 às 22:49

Isto começa a cheirar a namoro cara GUPY!!!
Sem imagem de perfil

De Tony a 20.03.2007 às 23:07

O Tóny agora é TONNY ( há que arejar a imagem )
Sem imagem de perfil

De J.J.J. a 21.03.2007 às 14:42

Começando por agradecer a simpática recomendação do nosso blog:http://armacaodepera.blogspot.com, a qual aliás retribuimos por merecimento, gostariamos apenas de acrescentar que a classe politica local e infelizmente a nacional também, preocupam-se essencialmente em conservarem o estatuto e previlégios que, pelo voto popular, alcançaram. Conservar esse estatuto consome-lhe a grande parte do tempo (atender clientelas, seduzir a imprensa, assegurar as inaugurações e as presenças nelas, acautelar o controlo das ligações partidárias, despachar as questões administrativas que não podem deixar de assinar, saber quanto entrou na cobrança fiscal, participar na imprensa e em quaisquer eventos públicos e outras da mesma natureza).
Como se constata, não sobra tempo suficiente para aquilo que o Pais mais precisa que é de quem pense o Pais! Se se quiser, de quem ame activamente o Pais!
Armação de Pêra é um bom exemplo! A autarquia concede o presunto para conservar o porco!
Sem perceber que, com outra imaginação, competência, responsabilidade geracional, Armação poderia ter a ambição de ser S.Remo ou qualquer outra coisa de elevada qualidade internacional.
Realmente a grande opção politica da autarquia, entre o modelo da vaca leiteira ou da égua de corrida, pende, de há muito para o modelo vaca "noveaux riche"!
É talvez altura de tentar sensibilizar os Armacenenses e o poder politico central para uma nova divisão administrativa, que permita, pelo menos incluir Armação no Concelho de Albufeira ou Lagoa ou distribui-la pelos dois!
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 21.03.2007 às 17:16

Caro J.J.J.

Não custa tentar. Nós em Messines já tentamos mas, há que reconhecer, sem tantos argumentos como os que Armação de Pêra apresenta.
Sem imagem de perfil

De Gupy a 21.03.2007 às 21:47

É sem dúvida uma observação pertinente e fantástica esta do Sr. J.J.J. , já imaginaram o que seria de Silves sem a "vaca leiteira" ?? Pagava para ver ...
Acho que era um pouco como o Sr. Tony... tinha de mudar de imagem... os gajos que se acham bons e as câmaras têm semelhanças incriveis!!!
Sem imagem de perfil

De Tonny a 21.03.2007 às 22:58

Sem Silves esse animal magnifico, essa vaca leiteira nunca teria existido!!! Enquanto a vaca foi magra Silves sustentou-a agora que está gorda quer ir embora!!! parece a Madeira. GUPY vamos falar de coisas sérias. És jeitosa??
Sem imagem de perfil

De Merda Seca a 22.03.2007 às 19:08

Oh! Tonny,

Enganaste-te na morada, pá, os chats de afirmação para-sexual não são aqui e não te dão razão!
Não sabes que todos os jeitosos e jeitosas dessas bandas (que aliás, injustamente, repudiam epidermicamente qualquer abordagem que as invoque como "jeitosas"), acham que a sensibilidade é uma condição essencial para a sedução.
Enxerga-te e frequenta mais as boites com nomes de animais onde as mulheres fumam, traçam a perna e tratam os homens por tu. Provavelmente terás mais sucesso (com uns euros no bolso).
Sem imagem de perfil

De Tonny a 22.03.2007 às 20:40

Tomei nota óh Merda Seca, peço desculpa se o choquei. Sendo um homem de sucesso não perca tempo comigo.
Sem imagem de perfil

De Merda Seca a 23.03.2007 às 13:29

Boa resposta Tonny, aprendes depressa.Assim vais lá.
Sem imagem de perfil

De Merda Seca a 23.03.2007 às 13:29

Boa resposta Tonny, aprendes depressa.Assim vais lá.
Sem imagem de perfil

De Tonny a 23.03.2007 às 13:42

Sou discípulo do grande Zézé Camarinha!!!!!!!!!
Sem imagem de perfil

De Gupy a 23.03.2007 às 23:02

Pronto! Já percebi... E eu a pensar que o Sr. Tonny era o tal homem de "H" grande que o concelho precisava !!! Afinal é do tipo " Zézé Camarinha" , enganou-me bem... Mas olhe que nem tudo o que se diz do Camarinha é verdade !! Olhe que sei de fonte fidedigna que já muitos "Belos Moços" passaram por ali.
Sem imagem de perfil

De Tonny a 23.03.2007 às 23:59

As coisas que você sabe!!! Eu estava a brincar! era só para o ciumento não me molestar mais!

Comentar post





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...