Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Blog de discussão política do concelho de Silves. - "Porque um concelho que exige mais dos seus políticos, tem melhores políticas e é um melhor concelho."
Tem o PDF do livro?
mais um profeta da desgraça
Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...
Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...
O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...
Silves: Proposta do executivo para tornar Feira de Todos os Santos isenta de taxas foi rejeitada
A proposta do executivo CDU da Câmara Municipal de Silves, que previa a realização, a título excecional, da Feira de Todos os Santos de 2013 como feira franca, isentando-a de taxas, foi rejeitada com os votos contra da oposição, formada pelo PSD e pelo PS.
A proposta, chumbada com os votos contra do PSD (2) e do PS (2) face aos 3 votos a favor da CDU, visava “minimizar os efeitos que provavelmente se sentirão e que resultarão da não existência de feriado no dia 1 de novembro e com a atual crise económico-financeira”, explica, em comunicado, a presidente da câmara, Rosa Palma.
O executivo permanente previa, devido aos fatores já citados, “uma diminuição muito considerável do número de visitantes da feira”, o que constitui um “desincentivo” à participação dos feirantes e demais comerciantes no evento.
A proposta desonerava de forma excecional os feirantes e demais comerciantes a retalho não sedentários da obrigação do pagamento das taxas previstas na secção I, do capítulo IX, da tabela de taxas e licenças anexa ao regulamento n.º 210/2013.
A autarca da CDU recordou que, nos anos de 2009 e 2010, a Feira de Todos os Santos foi realizada como feira franca e, também no ano de 2009, o mercado municipal da freguesia de Silves foi franco, “em ambas as situações” com a aprovação “unânime” de todas as forças políticas.
“O executivo permanente lamenta profundamente este tomada de atitude, que considera poder ser um contributo decisivo para a perda de importância e impacto deste evento”, sublinha Rosa Palma.
A autarquia informa assim todos os feirantes e artesãos que participarão na Feira de Todos os Santos que deverão dirigir-se ao serviço de Taxas e Licenças da autarquia, a partir de segunda-feira, para procederem aos pagamentos correspondentes aos espaços que ocuparão no recinto do evento.
A Feira de Todos os Santos realiza-se entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. O evento decorre no parque de estacionamento atrás do castelo e nos arruamentos adjacentes.
Este evento tem uma longa tradição na cidade, já que se realiza desde o ano de 1492, ocasião em que Silves foi agraciada com a «Carta de Feira» pelo rei D. João II.
Nessa altura, apenas as localidades de Loulé (1291) e Tavira (1490) tinham tal privilégio. A Feira de Santa Iria só passou a existir em Faro a partir de 1596 e, em Portimão, a Feira de São Martinho data de 1662.
.diariOnline RS
20:54 sexta-feira, 25 outubro 2013
Os mesmos que viabilizaram pagamentos milionários a sociedades de advogados, aumentos de taxas e impostos, orçamentos irrealistas ou despesas de representação ridículas... são agora contra a iniciativa de isentar de taxas a Feira de Todos os Santos. Isto demonstra claramente a qualidade e o carácter de quem "ainda está na vereação". Nem vale a pena fazer mais comentários, a não ser que a Dra Rosa Palma e a sua equipa vão ter mais dificuldades do que aquelas que seriam expectáveis, mas, no final, quando se age com honestidade, boa vontade e dedicação ao concelho, a recompensa chegará.
Exº senhores
Quem deve estar a dar pulos de alegria quer com a desição das força politicas em silves e os concelhos de Portimão e Faro e muito em breve o de Lagos.
Vejamos quem é os kotas que como eu, iam a feira de todos os Santos no antigo Largo da Feira e mais tarde junto ao rio que se estendia entre a fissul e a Ponte velha?
Alguém se lembra da feira de Santa iria em faro que não era mais de que duas rua de brinquedos e alguns divertimentos? Alguém se lembra como era a Feira de São Martinho em Portimão?
O que mudou para estas ultima feiras serem um cartão de visita para ambas as cidades e a de Silves um mero mercado semanal fora do tempo?
Então vamos recordar alguns pormenores
A Drª Isabel Soares e o seu executivo, para arranjar mais receitas aumentou em mais 200% o preço dos terrenos. E os feirantes fugiram, pois era preferível pagar um pouco mais e ir de Faro para Portimão.
Transferiu a feira (devido a recuperação da zona envolvente das piscina e o POLIS) para o Encalhe.
Para lançar “uns brioches” aos feirantes alugou uma barracas ( igual aquelas que causaram polémica em Portimão ) com um espaço mais pequeno e o mesmo preço de terreno. Como queriam que quem tinha 10m de tenda ira para uma de 4m.
E as outras cidades o que fizeram depois das brilhantes desições politicas de Silves?
Dar mais condições aos feirantes e a quem visita as feiras e ir aumentando gradualmente os terrenos, e obrigando os feirantes a ficarem mais tempo nas localidades. O que deu mais dinheiro aquelas Câmaras
Resultado... A feira de Silves devido as politicas de enriquecimento rápido e gestão de curto prazo matou a feira e lá perdeu receita.
E agora? Todos reclamam pela legalidade da Feira franca , pelo populismo do executivo em fim mesquinhez de neanderthal.
Daqui a 4 anos se a feira de Silves Não estar com a projecção que deve ter no contexto regional. Claro vou ter em consideração o meu voto
Com os melhores cumprimentos
Joaquim Santos
Tem o PDF do livro?
mais um profeta da desgraça
Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...
Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...
O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...