Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...





Nós por cá...

26.08.09

 

O mês de Setembro está à porta e este ano, além do “regresso às aulas”, teremos também a “loucura” política aqui no concelho… vários “derbies” prometem aquecer o mês de Setembro e levar a que os primeiros dias de Outubro sejam verdadeiramente frenéticos. Ainda bem… o concelho precisa disso.
Isabel Soares ainda não “saiu da toca”, revelando algum excesso de confiança que lhe poderá sair caro no final. Nesse aspecto todos os candidatos estão de acordo (pelo menos no comportamento que têm tido): “Nunca interrompas o teu adversário quando estiver a cometer um erro”.
A candidata do PS tem, pelo menos a julgar pela agenda que publica no site, estado bastante activa… a propósito de site gostava de deixar aqui claro que acho que o facto de a sua candidatura estar no Twitter e no FaceBook é bastante positivo (não entendo é porque foi colocado o meu comentário em destaque, será que desde Julho mais ninguém comentou???). Já o tinha dito várias vezes e não será por desconfiar das suas capacidades políticas que não reconhecerei os sinais positivos que dá.
Muita coisa tem sido dita nesta blog, entre elas algumas asneiras, mas ainda ninguém me convenceu das vantagens políticas de trazer o Dr. Fernando Serpa para reeditar a dupla que esteve na oposição até agora (há coisas que é melhor esquecer). Tenho a certeza de que este será um caso (como existem muitos) em que o nome sugerido pelo cabeça de lista lhe tirará mais votos do que aqueles que lhe dará. Ainda uma palavra sobre as listas para dizer que concordo com a opção de Lisete Romão em não chamar para o seu “grupo” todos os que estiveram envolvidos na candidatura de Carneiro Jacinto… faz sentido. Além disso acho que nenhum aceitaria. Apenas discordo com o afastamento em relação ao Ricardo “Adão”… merecia mais apoio da concelhia, por todas as razões.
Pelo meio temos os outdoors… novamente com o “tal azul esquisito” a que desta vez se junta o cor-de-rosa que veste a candidata. Não sei quem é o responsável pelo marketing do PS Silves mas azul-bebé com rosa “clarinho” são duas cores fraquinhas, fraquinhas… que ainda por cima jogam muito mal juntas. Os textos, há que ser franco, este ano estão melhores (e a foto também)… num fundo branco ficariam muito melhor.
Também não são felizes os outdoors da CDU. A foto da candidata Rosa Palma podia ter sido melhor conseguida e o fato que veste, daquele ângulo, faz lembrar um anúncio da Molly Maid. Quanto ao site… aquele “yolasite” no endereço era evitável com uns “míseros” 60 euros, que se pagavam pelo alojamento e domino, seguramente teriam um sítio com muito mais impacto.
Sobre o BE ainda nada se viu, a não ser que Carlos Cabrita labutou com todas as forças para “impressionar” o partido. É, contudo, normal que seja o último partido a entrar em cena.
Voltando aos comentários que aqui tenho lido gostava de terminar com dois apontamentos:
Primeiro, está provado que essa “teoria”, defendida pelos nossos políticos de forma transversal, de que “é preciso atrair mais gente para a política” não passa de demagogia e conversa da treta. Só aceitam que haja mais gente a interessar-se pela “coisa pública” se estiverem calados… quando se interessam e falam (entenda-se: criticam o que está mal) são uns “pulhas”, oportunistas e maus militantes que urge escorraçar.
Segundo, não acredito em socialistas de segunda e socialistas de primeira. Acredito sim que dentro da doutrina socialista as pessoas elejam diferentes prioridades e que a força do PS vem do debate que essas opções suscitam. Ao contrário do que alguém aqui disse não apelei ao voto no BE (apesar de ser pública a minha estima pelo Engº Carlos Cabrita, que tive a oportunidade de conhecer melhor nos últimos tempos)… apenas disse que, tendo em conta meramente os desempenhos conhecidos dos “players” que vão a votos, haveria muito mais a esperar do BE do que do PS. Poderá a afirmação ser injusta para a Dra. Lisete Romão?!! Sim, pode. Poderá ser injusta para a Dra. Rosa Palma?!! Sim, é. Mas, no primeiro caso há que reconhecer que a performance foi fraquinha e no segundo caso é preciso ver que a “herança” é demasiado pesada.

(Espero que a Tânia Mealha e o Dr. Manuel Ramos não me processem por usar as fotos dos seus blogs neste post...)

Autoria e outros dados (tags, etc)


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Ramos a 26.08.2009 às 00:57

Não, não é caso para processo. De processos já tenho que chegue nestes quatro anos de câmara.
Considero, aliás, a frase entre parêntesis, como uma original forma de citação.
Aproveito também para corrigir: a imagem da Rosa aqui "citada" era só para um flyer. O outdoor está para saír.
A referência à Molly Maid foi mázinha!
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 26.08.2009 às 01:20

Obrigado pelo "perdão". Quanto ao outdoor, a foto, ao que parece, é a mesma do tal flyer. Quem será mais amigo: o que diz que a foto não favorece ou o que deixou que saisse para a rua?!!
Sem imagem de perfil

De Tânia Mealha a 26.08.2009 às 02:39

O PS Silves decidiu usar o azul para confundir o eleitorado. Não vá a posição do PS Silves ao dizer que votar CDU ou BE é dispersar votos não chegar. (Já nas Europeias o Vital Moreira apareceu sozinho nuns cartazes com fundo azul, como as sondagens disseram que o resultado esperado do marketing político não resultou, depois apareceu num cartaz azul e rosa numa foto de grupo... andam à caça de que eleitorado?!) O problema de Lisete nem é o fato rosa, é mesmo o facto de não terem tido a capacidade de trabalhar graficamente a pele da Dra. Lisete dando também um ar rosa à cara. Quanto às frases serem bem melhores pudera. O PS em Silves se pagou a alguém pra fazer a campanha devia ter estado mais atento ao facto de dos slogans "honestidade" e "competência" já terem sido usados pela CDU. Apenas lhes acrescentaram "pelo futuro do Concelho!". Essa forma de trabalho parece-me mau agouro.

Quanto à imagem da Rosa por certo não faz nada lembrar um anúncio da Molly Maid empresa de limpezas (usam fardas e não são às riscas). Contudo, se for essa a mensagem que passa não me parece mal. Talvez o slogan pudesse ser "Juntos vamos limpar o concelho". Aliás, o concelho precisa urgentemente de um executivo autárquico trabalhador, coerente, inovador, com novos projectos executáveis. Toca a limpar a apatia!
Quanto à expressão da Rosa face à de Lisete é bem mais real, e a sua postura mais comunicativa. Ao menos parece que gostaste da cor!!!!!!! Além disso a imagem que estás a usar não é a carta de apresentação, mas uma imagem que estava no site. E não, isso não é definitivamente um/ou o outdoor.

Sobre o site, com o custo das campanhas esses 60 euros dão pra fazer mais cartazes. O tempo não é de gastos, mas de saber utilizar eficazmente o que se tem. Ninguém vai deixar de ir ao site por o nome ser mais ou menos comprido. Pode é ser menos fácil de decorar. Mas ainda acrescento que até mesmo pelo nome dos sites se pode aceder à política dos partidos. Lisete tem um site como o nome dela não com o do PS, tal como Isabel Soares. Jogam sempre no individual e não com/nas equipas ao contrário da CDU. É essencialmente nos pormenores que residem as diferenças, que não significam minúcias sem importância mas sim detalhes relevantes na forma de agir no concreto, na realidade.

P.S.: haja direito à liberdade de divulgação.
Sem imagem de perfil

De Antonio Mendes a 26.08.2009 às 11:42

Mais uma vez Paulo, estou confuso..
Criticas o PS por eles te caírem em cima por tu seres dos únicos nesse partido a teres personalidade e opinião..
(Deus nos livre que tenhamos de aturar a Dona Lizete para além do sítio onde trabalha. Adoro a sua politica de atendimento-aos-utentes-em-troca-de-votos ! Sffv dá uma olhadela em http :/ oremexido.wordpress.com /2009/07/01 furacao-lisete /)
Da Dona Zabelinha já sabes o que nos espera! Então Engº Carlos Cabrita é o melhor, pq é cheio de boas intenções e ainda pôs nada cá pra fora pq não conseguiu.. pobrezinho!
Agora a Rosa Palma não porque é uma candidata independente pela CDU, e a CDU tem "uma pesada herança"!!
Ora peço-te k investigues algumas câmara CDU no país e constates de como com poucos meios e uma boa equipa se pode fazer coisas muito interessantes (isto é reconhecido inclusive pelos adversários políticos). Ou se quiseres vai num fim-de-semana passear ao Alentejo, e quando encontrares uma cidade bem-cuidada pergunta qual é o partido k a governa. Basta isso!
Voltando ao nosso assunto, essa "herança pesada" k falas não serão k tens os mesmos bloqueios mentais dos que te criticam? (isto não é um ataque pessoal, mas um pensa-lá-no-assunto !")
Eu cidadão de esquerda, ficaria por com CONSCIÊNCIA PESADA se votasse no Sócrates para ele depois fazer um governo de direita! Portanto Muda de Ice Tea ou de argumento!
Finalmente, votar nas autárquicas tem pouco a ver com partidos (tão longe k nós estamos dos centros de decisão), mas com pessoas, a equipa trabalhadora e a vontade de mudar isto! Pq o CONCELHO TÁ UMA MERDA!
Obrigado pela paciência de por me leres.
Imagem de perfil

De Paulo Silva a 26.08.2009 às 13:11

António,

Quando digo que a Dra. Rosa Palma tem uma herança pesada refiro-me ao facto de se seguir ao Dr. Manuel Ramos, não à CDU.

Objectivamente eu apenas tenho forma de aferir (olhando para o que fizeram no passado politico) o trabalho da Dra. Lisete, da Dra. Isabel Soares e do Engº Carlos Cabrita... A Dra. Rosa Palma está agora na fase de mostrar do que é capaz. Não esperas que vá dizer que dará uma grande presidente só por ser de Messines e jovem?!!! Embora não a conheça bem admito que tem grandes qualidades e capacidades, mas isso não basta. É preciso que as demonstre...
Sem imagem de perfil

De Tonnyy a 28.08.2009 às 00:43

O António tem razão.
Sem imagem de perfil

De Arménio Catatau a 26.08.2009 às 13:53

O Dr. Fernando Serpa trará mais votos ao PS que a própria Lisete Romão. Disso ninguém tenha dúvidas. Os silvenses sabem bem quem os defende e quem orienta o partido com inteligência e subtileza. Ao contrário do que muitos desocupados pensam, estas coisas fazem-se com discrição e inteligência e não com blogs e ruído. Na académica hipótese de o PS não ganhar as eleições podem apontar a todos, menos ao messinense e socialista Fernando Serpa.
Não respondo a Tonnys nem a outros que são provavelmente a mesma pessoa e que apenas existem para denegrir quem dá o que tem pelo concelho. Não desço a esse nível e apenas aqui escrevo para que saibam que estão sob observação e que ao mínimo deslize sofrerão as consequências.
Sem imagem de perfil

De Tonnyy a 26.08.2009 às 20:26

Eu não conheço a Dra. Lisete Romão mas se fosse assim tão inteligente não escolhia o Dr. Serpa. O Catatau diz: “estão sob observação e que ao mínimo deslize sofrerão as consequências.” Agora imaginem isto com poder!!!
Sem imagem de perfil

De Francisca Cortes a 26.08.2009 às 23:02

SIGINT da NSA Americana?!...
Sem imagem de perfil

De Tonnyy a 27.08.2009 às 01:42

Detesto ser ameaçado por isso Catatau á próxima ameaça faço de ti uma Fêmea! Sobre o deslize já tenho a vaselina. Seu Pidesco merdoso! (espero que isto seja deslize para as tais consequências)
Sem imagem de perfil

De Barrak Abana a 28.08.2009 às 02:04

Ó Catatau , olha que se o Dr. Fernando Serpa sabe que andas a ameaçar as pessoas desta maneira, zanga-se contigo!!!
É que uma pessoa com tão bom coração, religiosa, bom chefe de família, inteligente e subtil, e ainda por cima Socialista com S grande, seria incapaz de recorrer a este tipo de ameaças. Por isso, controla-te e não te estiques!!!
Sem imagem de perfil

De Arménio Catatau a 30.08.2009 às 00:54

Não escrevo mais nada até me pagarem o que me devem.
Sem imagem de perfil

De Politicologo a 26.08.2009 às 17:46

O azul e o rosa é para agradar aos meninos e às meninas. O aspecto velho com a pela estrgada é para agradar aos velhinhos. O texto em itálico (inclinado para a direita) é para agradar aos PSDS e CDSS. A palavra competência é para agradar aos comunistas. A cruz ao peito é para agradar aos católicos. Os brincos cor de rosa são para agradar aos larilas. O risco ao meio é para agradar aos conservadores e o sinal na bochecha é para agradar aos liberais. LISETE ROMÃO PENSA EM TUDO!!! VOTA LISETE!!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.08.2009 às 23:14

Boa noite
Tenho seguido com interesse o debate e o esgrimir de opiniões relativamente às eleições de Outubro, sobretudo no que toca às diferentes análises que aqui têm sido publicadas a propósito das estratégias de marketing politico e eleitoral das diferentes candidaturas.

Para que não haja dúvidas, sou uma das pessoas que está a apoiar o Partido Socialista na campanha do PS em Silves, no sentido de levar a sua candidata à presidência da Câmara Municipal.

Quanto ao seu comentário no site da candidatura de Lisete Romão, foi colocado porque considerámos que a sua opinião, a abrangência do seu significado e o conhecimento que tem da importância das novas tecnologias na comunicação seriam um importante contributo para a candidatura de Lisete Romão. Desculpe, se ao publicarmos o seu post, o colocámos em alguma encruzilhada politica.

Quanto às opiniões sobre o grafismo e lay-out do outdoor, não comento. Penso que as questões técnicas devem ficar entre técnicos. Naturalmente que cada um fará as suas interpretações e leituras em função dos seus gostos pessoais, tendências, etc.
Gostaria apenas de referir um comentário em que alguém insinua que alguns dos conceitos expressos teriam sido utilizádos pela CDU.

Lamento mas não. Construimos uma proposta em função das caracteristicas pessoais da candidata, não estivemos preocupados com aquilo que a CDU fez ou deixou de fazer. É possível que já sido utilizada, já que em democracia as palavras e conceitos utilizados na comunicação não são um exclusivo de uma ou de outra força política ( o slogan é outra coisa ) ainda que conceitos como Competência, Honestidade e Experiência sejam muitas vezes empregues como qualificativos dos vários candidatos, pois são superlativos que os diferenciam dos demais. Regra geral não é candidato quem quer, mas quem pode...
Já agora, e ainda sobre este tema, será que o camarada Jerónimo quando nos recentes outdoors da CDU afirma com a sua fotogenia estalinista, "Sim é Possível", está a plagiar o capitalista Obama com o Yes We Can? Não creio...


Continuação de bom trabalho e continue com os seus posts
Sem imagem de perfil

De Politicologo a 26.08.2009 às 23:43

Deixe lá amigo. Com a matéria prima que tinha, ainda muito fez você!
Sem imagem de perfil

De Tânia Mealha a 27.08.2009 às 15:25

Se é da área do marketing político devia saber que muitos anos (10) antes de Obama ter usado o "Yes, we can", já o PCP tinha usado a nível nacional o "Sim, é possível".

Não disse que não podiam utilizar os slogans - claro que as palavras não têm dono!, o que quero dizer é que em termos de psicologia política do marketing a propaganda do PS passa por uma transformação através do emprego de palavras de ordem usualmente utilizadas pela CDU, o que significa que estão a tentar cooptar esse eleitorado. Não me vai dizer que o uso do azul também é coincidência?! Ou à estratégia ou não há!
Sem imagem de perfil

De Tânia Mealha a 27.08.2009 às 15:27

Ou há estratégia ou não há!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.08.2009 às 11:55

Não se preocupe Sr. Paulo, para a próxima falamos consigo para que faça os nossos outdoors. Vejo que tem uma grande sensibilidade feminina para conjugar cores, pouco comum nos homens o que faz de si um ser especial e por esse motivo para a próxima não irá o Sr. Paulo ficar no esquecimento certamente.
Sem imagem de perfil

De Paula Bravo a 27.08.2009 às 16:32

Esta questão da fraca, fraquíssima qualidade dos outdoors também a mim me faz confusão. Não percebo - se se pode fazer bem, por que se faz mal?
Tanto quanto sei, o PS tem profissionais a tratar da campanha da candidata Lisete Romão. Mas as fotos, sem tratamento nenhum, estão péssimas. Experimentem passar na rotunda de Messines e olhar para o grande outdoor que ali se encontra!
E o site tem fotografias inacreditáveis! E textos muito mal redigidos e frequentemente com erros.
E o site da CDU não serve de todo os objectivos para que foi criado, além de não possuir qualquer diâmica. Quanto à foto da candidata Rosa Palma, este exemplo que referes é desastroso.
Em comparação, veja-se o site de Isabel Soares. É certo que ainda não está on-line, mas na simples apresentação veja-se a diferença -e a qualidade.
É tudo uma questão de dinheiro? Não creio.
Era bom era que quem está nos partidos e tem objectivos a atingir, começasse a olhar para estas questões com outros olhos e sobretudo com outra mentalidade.
Pessoalmente, o que mais me chateia é que ando a dizer isto há pelo menos oito anos atrás...

Comentar post





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...