Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...



subscrever feeds



No editorial do Terra Ruiva de Junho chama-se a atenção para um facto curioso. A Câmara Municipal de Silves atribui a 31 associações desportivas e sociais do concelho 390.000 euros de subsídio para o ano 2010. Isto dá em média pouco mais de 1.000 euros por mês por cada associação. Dá por mês cerca de 1 euro a cada munícipe, um custo que considero bastante aceitável para os tempos que correm (sendo também legítimo que muitos o considerem muito baixo).

É sabido que estas 31 associações, mal ou bem, contribuem para o bem-estar das populações e para que aconteçam “coisas” nas freguesias do concelho. Não vou dizer que descentralizam (coisa tão na moda) porque em Silves nem tão pouco se centraliza. Também não sei ao todo quantas pessoas mobilizam estas 31 associações durante o ano… esse sim um exercício curioso de realizar. Ainda assim aposto em largos milhares de jovens, idosos, homens e mulheres.

 

Estranha a Paula Bravo no seu editorial que para as associações culturais não haja subsídio... Mais estranho ainda se torna quando ficamos a saber que o executivo PSD vai gastar para cima de 100.000 euros em mais uma luxuosa edição da “Ópera no Castelo”. Será um evento VIP, para convidados apenas, com todo o glamour que merece o maravilhoso cenário do Castelo de Silves. Há-de haver champanhe, canapés e tochas medievais para dar ambiente. A “festarola” há-de custar cerca de 3,5 euros por cada munícipe, ou o equivalente a 1 trimestre de apoio a associações desportivas e sociais, com a diferença de poucos virem a ser abençoados com o convite.

Não sou apreciador de ópera pelo que não me faz diferença não receber convite. Sou, isso sim, um apreciador de cerveja e amante do Castelo de Silves mas isso, meus caros, é algo que não se tolera… O “povão” no Castelo por causa do Festival da Cerveja?!! A beber e a divertir-se!! Era o que faltava! Vamos mas é mandá-los para a Fábrica do Inglês e obrigá-los a financiar aquilo! O castelo tem que ser apreciado por pessoas que o mereçam, por gente que não “mije” nos canhões nem atire garrafas das ameias. E, vai dai, eu, e todos os outros que irão pagar a “Ópera no Castelo”, estamos privados de passar uma bela noite a degustar cervejas de outras paragens e a rever amigos de escola que só por lá encontrávamos. Em Lisboa, que foi na passada semana considerada umas das 25 melhores cidades para viver no Mundo, faz-se um Festival da Cerveja no Castelo de S. Jorge!!

São vicissitudes da aposta numa cultura selectiva feita pelos nossos políticos. Temos que viver com elas, temos que aceitar que numa altura de crise intensa a CMS deite ao lixo 100.000 euros (é mais do que isso mas não sei ao certo quanto), que podia entregar às associações criadores de emprego e de iniciativas que tanta falta fazem às nossas freguesias, em prol de uma festa VIP que deveria ser patrocinada por alguma marca de automóveis topo de gama ou champanhe francês. “É a cultura, estúpido!”

 

PS – Fico aliviado que a CDU tenha desmentido o apoio ao PSD na compra da Fábrica do Tomate, por isso vou esperar também pelo desmentido do apoio já anunciado dessa mesma força política à realização da “Ópera no Castelo”.

 


 

PS2 - Tinha consultado a agenda do Allgarve para aferir da disponibilidade para venda ao público de bilhetes para a "Ópera no Castelo", como não encontrei deduzi que seria mais um evento para convidados, à semelhança de outros que têm a chancella Allgarve mas são destinados a públicos privados e pagos por dinheiros privados. Assim sendo torna-se menos grave a acção. No entanto gastar mais de 100.000 euros num evento que terá uma receita de bilheteira inferior a 20.000 é um mau negócio que os tempos actuais não permitem. Digo eu. (actualizado a 30/06/2010 às 14:50).

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem o PDF do livro?

  • Anónimo

    mais um profeta da desgraça

  • António Duarte

    Para Marinho Pinto chegar a uns 15% não precisará ...

  • António Duarte

    Fico satisfeito por ver que o rapaz ainda está viv...

  • Raposo

    O que eu gostei mais da entrevista foi de saber a ...



subscrever feeds